"38.João disse-lhe: “Mestre, vimos alguém, que não nos segue, expulsar demônios em teu nome, e lho proibimos”.* 39.Jesus, porém, disse-lhe: “Não lho proibais, porque não há ninguém que faça um prodígio em meu nome e em seguida possa falar mal de mim. 40.Pois quem não é contra nós, é a nosso favor."
Comentário:
Na primeira leitura vemos que os que buscam a sabedoria vivem uma vida mais tranquila, mais abençoada por Deus. Vivem na esperança de uma vida sempre melhor, sempre mais autêntica, sempre mais de acordo com a Vontade de Deus. Possuir a sabedoria, entretanto, é esperar profundamente por um porvir melhor. Não podemos nos acomodar numa vida limitada e sem futuro. Diz Tillich: "Não é fácil suportar estar sem Deus, dever esperá-lo... Somos mais fortes se esperarmos do que se possuirmos". V. 22: "Se (a pessoa) se desviar do caminho da sabedoria, ela o abandonará e o entregará às mãos de seu inimigo".
No evangelho Jesus mostra que não devemos ter inveja dos dons alheios. Se as pessoas estão fazendo coisas boas em nome de Jesus, devemos nos alegrar com isso. Seria bom hoje refletirmos um pouco sobre certas ondas de inveja que pairam em nossas comunidades. Como diz o missal cotidiano, não atrapalhemos os que fazem o bem, sem pertencer ao nosso grupo, com o espírito mesquinho de João, porém façamos com que eles sejam nossos amigos e colaboradores!