QUARTA-7TC

4ªFEIRA DA 7ª SEMANA COMUM

22/05/2024

Sta. Rita de Cássia

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


Leitura: Tiago 4,-13-17

Salmo 48(49) R- Felizes os humildes de espírito porque deles é o Reino dos Céus!

Evangelho de Marcos 9, 38-40

"38.João disse-lhe: “Mestre, vimos alguém, que não nos segue, expulsar demônios em teu nome, e lho proibimos”.* 39.Jesus, porém, disse-lhe: “Não lho proibais, porque não há ninguém que faça um prodígio em meu nome e em seguida possa falar mal de mim. 40.Pois quem não é contra nós, é a nosso favor."

 

COMENTÁRIO:

Na primeira leitura São Tiago diz que sempre devemos condicionar as nossas ações à vontade de Deus. Não temos nenhuma segurança sobre o que vai ocorrer em nossa vida no instante seguinte. Não temos capacitação para dizer: Amanhã vou fazer isto ou aquilo, nas férias vou a tal lugar, mas sim, se Deus quiser eu vou fazer isto ou aquilo, se Deus quiser eu vou passar as férias em tal ou qual lugar.

Na verdade devemos estar constantemente prontos a descobrir e a praticar a vontade de Deus a nosso respeito.

No evangelho, os discípulos proíbem um homem de expulsar demônios em nome de Jesus, e dizem isso a Jesus, que os repreende: “Não o proibais, pois ninguém faz milagres em meu nome para depois falar mal de mim. Quem não é contra nós, é a nosso favor”. Jesus ensina, aqui, a sermos tolerantes para com os que estão à margem da comunidade. Os que pregam um Jesus verdadeiro e são sinceros no que pregam e fazem, devem ser respeitados, mesmo que não sejam da nossa Igreja.