SEGUNDA-6TC

2ªFEIRA DA 6ª SEMANA COMUM

17/02/202

OS SETE STOS. FUNDADORES DOS SERVITAS

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 

Leitura: Gênesis 4,1-15.25

Salmo49(50) R- Imola a Deus um sacrifício de louvor!

Evangelho de Marcos 8,11-13

 Naquele tempo: 11Os fariseus vieram e começaram a discutir com Jesus. E, para pô-lo à prova, pediam-lhe um sinal do céu. 12Mas Jesus deu um suspiro profundo e disse: 'Por que esta gente pede um sinal? Em verdade vos digo, a esta gente não será dado nenhum sinal.' 13E, deixando-os, Jesus entrou de novo na barca e se dirigiu para a outra margem. Palavra da Salvação.

Comentário:

A primeira leitura conta a história de Abel e Caim. Na verdade foi um caso acontecido já na idade do ferro, mas inserida aqui no início da bíblia para mostrar que o ser humano, mesmo depois de ter sido expulso do paraíso terrestre, tem a tendência de transgressões e de culpas. Um detalhe que mostra que é uma história bem posterior à do início da criação é o fato de que Deus coloca em Caim um sinal, para que ninguém lhe faça mal. Ora, se ele era o único homem além de Adão e Eva, iria temer a quem? Também por outro detalhe, de que Caim teria encontrado para ele uma mulher. Quem? Ele tinha matado o único irmão que possuía, segundo as narrativas. Veja Cap. 4,17  : “Caim conheceu sua mulher. Ela concebeu e deu à luz Enoc”. “Conhecer” aqui tem um sentido mais profundo, que a levou a conceber Enoc.  

 No evangelho, as pessoas pedem a Jesus um sinal, apesar de tantas curas e milagres que ele já fizera. Em nossos dias, infelizmente, também há muitas pessoas, mesmo entre os católicos e evangélicos, que buscam sinais em tudo. Nas adorações ao Santíssimo, por exemplo, qualquer coisinha diferente que aconteça, como por exemplo o coitadinho de um passarinho que entra sem querer na igreja e não consegue sair, isso já é visto como um sinal de Deus, um milagre ou coisa parecida. É claro que podemos usar esse acontecimento inesperado para nossa meditação. Eu mesmo faço isso. Mas achar que é um milagre, ou um aviso, ou confirmação, ou outra coisa desse tipo, isso não é agir de acordo com  a nossa fé. Ter fé que a Sagrada Hóstia é o próprio Jesus, e pronto. Não é preciso acontecer coisas para nos comprovar isso. Ou cremos na Eucaristia ou não cremos. Não há meia medida. 

A impressão que tenho é que há nessas pessoas dificuldade em crer. Precisamos confiar mais na palavra de Deus transmitida pela Santa Igreja Católica e, acreditando nela, poremos um fim à nossa falta de fé. Acreditar na Igreja nos dá paz e sossega nossa curiosidade. Basta crer no que ela ensina e pronto! Acabaram as dificuldades! Para crer não é preciso sentir violinos tocando quando rezamos. Santa Teresa de Calcutá disse que passou muitos anos sem sentir absolutamente nada na oração. Saber que Deus nos está ouvindo é o suficiente. Se além disso sentirmos alguns arrebatamentos, agradeçamos a Deus, mas não nos apoiemos nisso para crer. 

Certo dia São Tomás de Aquino estava estudando quando um seu confrade que estava à janela lhe disse: "Frei Tomás, venha ver um boi voando"! São Tomás imediatamente levantou-se e foi ver " o boi voando". Seu confrade, rindo, lhe perguntou: "Nossa, Frei Tomás! Você acreditou mesmo que um boi poderia voar"? São Tomás respondeu: "Eu prefiro ver um boi voando do que saber que você, um religioso, é capaz de mentir"!

Vamos, pois, confiar em nossa Igreja, que conserva a fé transmitida há séculos pelos seus ministros e pelo povo! E paremos de ficar pedindo sinais desnecessários! Peçamos, sim, as graças de que necessitamos, mas sempre nos condicionando à vontade divina!