QUINTA-6TC

5ªFEIRA DA 6ª SEMANA COMUM

16/02/2023

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


Leitura: Gênesis 9,1-13 

Salmo  101(102) R- O Senhor olhou a terra do alto céu.

Evangelho de Marcos 8,27-33 

Naquele tempo: 27Jesus partiu com seus discípulos para os povoados de Cesaréia de Filipe. No caminho perguntou aos discípulos: 'Quem dizem os homens que eu sou?' 28Eles responderam: 'Alguns dizem que tu és João Batista; outros que és Elias; outros, ainda, que és um dos profetas.' 29Então ele perguntou: 'E vós, quem dizeis que eu sou?' Pedro respondeu: 'Tu és o Messias.' 30Jesus proibiu-lhes severamente de falar a alguém a seu respeito. 31Em seguida, começou a ensiná-los, dizendo que o Filho do Homem devia sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, devia ser morto, e ressuscitar depois de três dias. 32Ele dizia isso abertamente. Então Pedro tomou Jesus à parte e começou a repreendê-lo. 33Jesus voltou-se, olhou para os discípulos e repreendeu a Pedro, dizendo: 'Vai para longe de mim, Satanás!' Tu não pensas como Deus, e sim como os homens.' Palavra da Salvação.

Comentário:

Na primeira leitura vemos como o capítulo 9, de tradição sacerdotal, considera que depois do dilúvio houve um recomeço da humanidade. Deus dá a Noé algumas “diretivas” para sua conduta e a de seus filhos e descendentes, tendo em vista a inimizade entre os homens e os animais (que não havia no paraíso terrestre), o fato de que eles poderiam comer de tudo o que vive e se move, exceto carne com sangue, e que não houvesse mais crimes. E os abençoa para serem fecundos, para se multiplicarem, encherem a terra e a dominarem. 

Em seguida, Deus faz uma aliança com Noé e seus filhos: nenhuma criatura seria mais exterminada pelas águas do dilúvio, e nunca mais haveria dilúvio sobre a terra. E a partir desse momento, o arco-íris passou a ser o sinal dessa aliança feita por Deus. Se levarmos a sério essa palavra, nunca poderemos dizer que as catástrofes e desvios da natureza sejam castigos divinos. O efeito estufa, por exemplo, é culpa humana, assim como as pandemias. Não é Deus que nos envia isso, como Ele prometeu nessa aliança com Noé. Se não orarmos, Deus apenas permite que aconteça, não interfere. A nossa oração é necessária para a intervenção divina. 

No evangelho, Jesus revela aos apóstolos que deveria sofrer e passar por muitas humilhações antes da vitória final. Eles se escandalizaram. O sofrimento e a humilhação sempre escandalizam, sempre nos impressionam e nos amedrontam. 

Para nós não será diferente: se quisermos um dia entrar no paraíso, precisamos passar por todas as dificuldades de nossa opção por Jesus Cristo. Aliás, ele nunca prometeu “sombra e água fresca” para os que o seguissem. Prometeu, isso sim, que daria toda a ajuda e a força de que precisaríamos. 

Tenhamos fé e confiança no que Jesus nos apresenta para nossa salvação. É um caminho árduo e difícil, mas nos dá muita paz e alegria no caminho. Quem segue a Cristo vive em paz, apesar das dificuldades. E nunca nos esqueçamos: se quisermos fazer algum progresso em nossa vida espiritual, temos que nos acostumar a rezar bastante. 


5ªFEIRA DA 6ª SEMANA COMUM

17/02/2022

Santos Fundadosres dos Servitas

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


Leitura: Tiago 2,1-9

Salmo  33(34) R- Este infeliz gritou a Deus e foi ouvido.

Evangelho de Marcos 8,27-33

Naquele tempo: 27Jesus partiu com seus discípulos para os povoados de Cesaréia de Filipe. No caminho perguntou aos discípulos: 'Quem dizem os homens que eu sou?' 28Eles responderam: 'Alguns dizem que tu és João Batista; outros que és Elias; outros, ainda, que és um dos profetas.' 29Então ele perguntou: 'E vós, quem dizeis que eu sou?' Pedro respondeu: 'Tu és o Messias.' 30Jesus proibiu-lhes severamente de falar a alguém a seu respeito. 31Em seguida, começou a ensiná-los, dizendo que o Filho do Homem devia sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, devia ser morto, e ressuscitar depois de três dias. 32Ele dizia isso abertamente. Então Pedro tomou Jesus à parte e começou a repreendê-lo. 33Jesus voltou-se, olhou para os discípulos e repreendeu a Pedro, dizendo: 'Vai para longe de mim, Satanás!' Tu não pensas como Deus, e sim como os homens.' Palavra da Salvação.


Comentário:

Na primeira leitura São Tiago pede que não desprezemos o pobre, que não lhe façamos injustiça, pede que os amemos e os tratemos bem, sem nenhum desprezo. Quem faz diferença de tratamento entre os ricos e os pobres, despreza e zomba do próprio Jesus, que se fez pobre por nosso amor.

Os pobres são muito limitados em tudo, desde talvez sua educação, o que limita muito sua atuação na sociedade quando adulto. Há muitas coisas que vemos como resolver com facilidade, mas muitos pobres não percebem isso por causa justamente de sua educação recebida.

Jesus foi pobre, e devemos amá-los como a todas as outras pessoas, e saber entendê-los, compreendê-los, dar-lhes orientações para que saibam como resolver suas dificuldades.

Muitas dessas dificuldades só serão resolvidas com a ajuda de outras pessoas.

No evangelho, Jesus revela aos apóstolos que deveria sofrer e passar por muitas humilhações antes da vitória final. Eles se escandalizaram. O sofrimento e a humilhação sempre escandalizam, sempre nos impressionam e nos amedrontam.

Para nós não será diferente: se quisermos um dia entrar no paraíso, precisamos passar por todas as dificuldades de nossa opção por Jesus Cristo. Aliás, ele nunca prometeu “sombra e água fresca” para os que o seguissem. Prometeu, isso sim, que daria toda a ajuda e a força de que precisaríamos.

Tenhamos fé e confiança no que Jesus nos apresenta para nossa salvação. É um caminho árduo e difícil, mas nos dá muita paz e alegria no caminho. Quem