QUARTA-6TC

4ªFEIRA DA 6ª SEMANA COMUM

ano par

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 

 

Leitura: Tiago 1,19-27 

Salmo 14(15) R- Senhor, quem morará em vosso Monte Santo?

Evangelho de Marcos 8,22-26

 Naquele tempo: 22Jesus e seus discípulos chegaram a Betsaida. Algumas pessoas trouxeram-lhe um cego e pediram a Jesus que tocasse nele. 23Jesus pegou o cego pela mão, levou-o para fora do povoado, cuspiu nos olhos dele, colocou as mãos sobre ele, e perguntou: 'Estás vendo alguma coisa?' 24O homem levantou os olhos e disse: 'Estou vendo os homens. Eles parecem árvores que andam.' 25Então Jesus colocou de novo as mãos sobre os olhos dele e ele passou a enxergar claramente. Ficou curado, e enxergava todas as coisas com nitidez. 26Jesus mandou o homem ir para casa, e lhe disse: 'Não entres no povoado!' Palavra da Salvação. 

Comentário:

Na primeira leitura São Tiago nos lembra que devemos tomar muito cuidado com a língua. Se prestarmos atenção, vamos ver que muitas brigas, desavenças, problemas de desentendimento surgem por causa de palavras mal colocadas. 

Nosso atual presidente da república, o Sr. Bolzonaro, faz isso com muita facilidade. Fala coisas que nunca deveria ter falado. Na boca de pessoas simples, talvez não implicassem em nada, mas na boca de um presidente tem muito peso. 

Nós, que procuramos praticar o evangelho e frequentamos a Igreja, somos mais visados pelas outras pessoas em nossos atos, atitudes e palavras. Senti isso na pele várias vezes quando usei de situações engraçadas para alegrar o ambiente e fui levado a sério, causando uma série de transtornos. Se eu fosse um cristão leigo e não um padre, isso não teria ocorrido. 

São Tiago se preocupa com essas atitudes e diz que devemos praticar a Palavra e a integramos em nossa vida. Não deve ser coisa externa, sem raízes no coração. Aí nossas atitudes e palavras vão ser coerentes com o Evangelho e não falaremos palavras que possam escandalizar ninguém. 

No evangelho, Jesus dá a entender que a fé pode chegar a nós em etapas, em que cada vez mais nos aprofundamos no relacionamento com Deus. É o caso do cego, que não foi curado num só gesto, mas em etapas. 

Nós vamos nos aprimorar no amor a Deus e ao próximo aos poucos, se formos perseverantes na luta contra as tentações, na oração e na penitência. 


4ªFEIRA DA 6ª SEMANA COMUM

15/02/2023

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


 

Leitura: Gênesis 8,6-13.20-22

Salmo 115(116b) R- Oferto ao Senhor um sacrifício de louvor

 

Evangelho de Marcos 8,22-26

Naquele tempo: 22Jesus e seus discípulos chegaram a Betsaida. Algumas pessoas trouxeram-lhe um cego e pediram a Jesus que tocasse nele. 23Jesus pegou o cego pela mão, levou-o para fora do povoado, cuspiu nos olhos dele, colocou as mãos sobre ele, e perguntou: 'Estás vendo alguma coisa?' 24O homem levantou os olhos e disse: 'Estou vendo os homens. Eles parecem árvores que andam.' 25Então Jesus colocou de novo as mãos sobre os olhos dele e ele passou a enxergar claramente. Ficou curado, e enxergava todas as coisas com nitidez. 26Jesus mandou o homem ir para casa, e lhe disse: 'Não entres no povoado!' Palavra da Salvação.

 

Comentário:

Na primeira leitura vemos o final do dilúvio, em que Noé agradece a Deus por ter salvo sua vida e a de sua família. Deus se agradou pela oferenda e prometeu que não iria mais amaldiçoar a terra por causa dos desmandos humanos. Isso é um dado importante na leitura, pois significa que iria vigorar as leis normais da criação. Diz o missal cotidiano: “O pecado do homem não impedirá a criação de evoluir para atingir o fim que Deus lhe havia designado”.


Na verdade, na Mesopotâmia havia algumas narrações muito antigas sobre o dilúvio em comum com a narração bíblica. A diferença entre elas e a bíblia é que na Mesopotâmia se achava que o dilúvio tinha sido causado apenas pelo capricho dos deuses, ao passo que para a Bíblia, a causa foi um severo castigo da corrupção humana, associado à misericórdia divina.

 

No evangelho, Jesus dá a entender que a fé pode chegar a nós em etapas, em que cada vez mais nos aprofundamos no relacionamento com Deus. É o caso do cego, que não foi curado num só gesto, mas em etapas.

 

Em nosso caminhar nesta vida vamos conhecendo aos poucos a grandiosidade da obra da criação e é preciso que nos convençamos de que o pecado não compensa. A luta contra ele nos traz a proteção divina sobre tudo o que diz respeito à nossa caminhada para uma vida feliz no céu. Muitas dessas coisas aprendemos com o tempo, depois de muitas "cabeçadas" dadas na vida.