SÁBADO DA 4ª SEMANA COMUM
São Jerônimo Emiliani e Sta. Josefina Bakhita
TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB
Leitura: Hebreus 13,15-17.20-21
Salmo 22(23) R- O Senhor é o pastor que me conduz, não me falta coisa alguma.
Evangelho de Marcos 6,30-34
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos – Naquele tempo, 30os apóstolos reuniram-se com Jesus e contaram tudo o que haviam feito e ensinado. 31Ele lhes disse: “Vinde sozinhos para um lugar deserto e descansai um pouco”. Havia, de fato, tanta gente chegando e saindo, que não tinham tempo nem para comer. 32Então foram sozinhos, de barco, para um lugar deserto e afastado. 33Muitos os viram partir e reconheceram que eram eles. Saindo de todas as cidades, correram a pé e chegaram lá antes deles. 34Ao desembarcar, Jesus viu uma numerosa multidão e teve compaixão, porque eram como ovelhas sem pastor. Começou, pois, a ensinar-lhes muitas coisas. – Palavra da salvação.
A primeira leitura começa lembrando que é por meio de Jesus, Sumo e eterno Sacerdote, que ofereçamos a Deus um perene sacrifício de louvor. E para fazer isso precisamos agir de acordo com os ensinamentos de Jesus, como fazer boas ações, não quebrar a comunhão com as pessoas, pois “estes são os sacrifícios que agradam a Deus”. E pede que obedeçamos os nossos líderes e sigamos as suas orientações. A Igreja nos aponta o caminho para a santidade e, portanto, desse sacrifício. E isso devemos fazer com alegria, e não com queixas. É o próprio Jesus quem nos torna aptos para todo o bem e para fazermos a sua vontade. Termina pedindo que Jesus realize em nós o que lhe é agradável.
Isso tudo nos leva a saber que nós podemos nos santificar sem tanto esforço nosso, se apelarmos para Jesus, que nos dará toda a força necessária. Muitos desistem de lutar porque acham que dispõem apenas das próprias forças. Engano! É Deus quem nos sustenta e nos fortalece em nossas lutas, se rezarmos, fazermos algum tipo de penitência, como certas renúncias, se evitarmos o pecado.
No evangelho Jesus convida os apóstolos a descansarem um pouco. O descanso é necessário em todas as esferas, em todas as camadas sociais. Descansar não é tanto ficar sem fazer nada, mas fazer algo que nos seja prazeroso e nos tire da engrenagem diária.
Entretanto, as pessoas os procuraram e Jesus teve pena delas, pois pareciam ovelhas sem pastor. Ainda hoje ele nos olha desse modo. Sabe das nossas dificuldades e nos trata tanto como ovelhas de seu pasto como filhos de seu Pai celeste, nós somos seus irmãos.
Jesus é o irmão rico, que já está no céu e possui o universo todo e toda a felicidade possível e inimaginável. Ele nos convida sinceramente a obedecermos às suas palavras, a sermos obedientes, humildes, conhecendo nossa própria fraqueza, pedindo perdão sempre que for necessário, a fim de que possamos todos estarmos com ele no céu.