2ª FEIRA DA 34ª SEMANA COMUM. -
Sto. André Dung-Lac e seus companheiros
TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB
1ª Leitura: Daniel 1,1-6.8-20
Salmo Responsorial Daniel 3,52-56-R- A vós louvor, honra e glória eternamente!
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, 1Jesus ergueu os olhos e viu pessoas ricas depositando ofertas no tesouro do templo. 2Viu também uma pobre viúva que depositou duas pequenas moedas. 3Diante disso, ele disse: “Em verdade vos digo que essa pobre viúva ofertou mais do que todos. 4Pois todos eles depositaram, como oferta feita a Deus, aquilo que lhes sobrava. Mas a viúva, na sua pobreza, ofertou tudo quanto tinha para viver”. – Palavra da salvação.
Na primeira leitura vemos como os jovens que se mantiveram fiéis às normas da lei de Israel ficaram mais fortes e viçosos do que os que não seguiam lei alguma.
Obedecer a Deus e seguir as normas com que a Igreja nos orienta só nos traz benefícios e a graça de Deus. A obediência é uma das virtudes que mais agradam a Deus. Lúcifer caiu no inferno por causa de sua desobediência. Adão e Eva pecaram também por desobediência. Jesus nos salvou graças à sua obediência. Maria aceitou ser mãe do Salvador por causa de sua obediência.
No evangelho Jesus nos ensina que devemos partilhar o que temos com simplicidade, humildade, consciência e muito amor. Não é a quantia dada que importa, mas a intenção e o amor com que é dada.
Sobretudo, dar-se a si mesmo(a) para o outro, na caridade e na misericórdia, é a melhor forma de partilha.