SEGUNDA-34TC

2ª FEIRA DA 34ª SEMANA COMUM. -

25/11/2024 

Sta. Catarina de Alexandria

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 

 

1ª Leitura: Apocalipse 14,1-3.4b5

Salmo Responsorial 23(24R- É assim a geração dos que buscam vossa face, ó Senhor, Deus de Israel. 

 Evangelho Lucas 21,1-4

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, 1Jesus ergueu os olhos e viu pessoas ricas depositando ofertas no tesouro do templo. 2Viu também uma pobre viúva que depositou duas pequenas moedas. 3Diante disso, ele disse: “Em verdade vos digo que essa pobre viúva ofertou mais do que todos. 4Pois todos eles depositaram, como oferta feita a Deus, aquilo que lhes sobrava. Mas a viúva, na sua pobreza, ofertou tudo quanto tinha para viver”. – Palavra da salvação.

Comentário:

No missal cotidiano lemos que no Apocalipse vemos uma dramática antítese da luta do bem contra o mal. A Deus Pai contrapõe Satã. A Deus Filho, o Cristo, se contrapõe a fera do mar, que é símbolo de todo império político hostil a Cristo. Essa fera recebeu o poder de Satã. A Deus Espírito Santo contrapõe a fera da terra, símbolo da força de propaganda a serviço do estado totalitário. Jesus Cristo fundou sua Igreja, representada aqui por Jerusalém, esposa do Cordeiro, e marcou seus seguidores com os sinais sacramentais. A fera do mar também marcou com o seu sinal os próprios adeptos, aqui representada por Babilônia, a “prostituta”. Em nosso texto de hoje vemos os seguidores de Cristo. Os seguidores da fera são vistos em Apoc. 13,11-18. 

Os 144 mil, aqui, é um número simbólico. Na verdade, todos quantos desejarem seguir a Cristo serão acolhidos no paraíso. Se estamos lendo esta página, é porque ainda temos tempo de recomeçar a vida e fazer parte da corte celeste...

No evangelho Jesus nos ensina que devemos partilhar o que temos com simplicidade, humildade, consciência e muito amor. Não é a quantia dada que importa, mas a intenção e o amor com que é dada. 

Sobretudo, dar-se a si mesmo(a) para o outro, na caridade e na misericórdia, é a melhor forma de partilha.