SÁBADO- 34TC

SANTO ANDRÉ- APÓSTOLO

30/11/2024 


TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


Primeira Leitura: Romanos 10,9-18

Salmo Responsorial: Salmo 18A(19)-R- Seu som ressoa e se espalha em toda terra. 

Evangelho: Mateus 4,18-22

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, 18quando Jesus andava à beira do mar da Galileia, viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André. Estavam lançando a rede ao mar, pois eram pescadores. 19Jesus disse a eles: “Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens”. 20Eles, imediatamente, deixaram as redes e o seguiram. 21Caminhando um pouco mais, Jesus viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João. Estavam na barca com seu pai, Zebedeu, consertando as redes. Jesus os chamou. 22Eles, imediatamente, deixaram a barca e o pai e o seguiram. – Palavra da salvação.

Comentário:

Hoje comemoramos o Apóstolo Santo André que, com seu irmão Simão Pedro, foram os primeiros apóstolos a seguirem Jesus. 

A primeira leitura, de São Paulo aos romanos, reflete sobre a necessidade da pregação do evangelho para que as pessoas possam conhecer Jesus e crer nele e em sua palavra. 

Não há como caminhar em direção ao céu sem saber o caminho, e esse caminho nos é comunicado pelos apóstolos e seus sucessores, em comunhão com todo o povo de Deus, ou seja, pela Igreja. 

Ser Igreja é estar em sintonia com a pregação dos Apóstolos e da Igreja atual. O Papa Francisco é o legítimo sucessor de São Pedro, e tem as chaves nas mãos para abrir-nos as portas da salvação, inaugurada por Jesus. 

Se quisermos seguir Jesus é preciso ouvirmos e estarmos unidos à Igreja, na pessoa do Papa e de seus ministros. Segundo o evangelho, os apóstolos deixaram tudo e seguiram Jesus. E, desse modo, encontraram a felicidade. Façamos nós o mesmo!