TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB
Primeira Leitura: Daniel 7,15-27
Salmo Responsorial: Cânt. Dn 3-R- Louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim!
Evangelho: Lucas 21,34-36
“Cuidado para que vossos corações não fiquem pesados por causa dos excessos, da embriaguez e das preocupações da vida, e esse dia não caia de repente sobre vós, 35 pois cairá como uma armadilha sobre todos os habitantes de toda a terra. 36 Portanto, ficai atentos e orai a todo momento, a fim de conseguirdes escapar de tudo o que deve acontecer e para ficardes de pé diante do Filho do Homem”.
A primeira leitura é uma explicação dos versículos 2-14, lidos ontem. O importante é assinalado pelo missal cotidiano: "O autor pede-lhes que tenham confiança, que resistam, que leiam nesses acontecimentos a presença de Deus, e que esperem. O sofrimento é momentâneo; depois, será a vitória do reino". Eu diria que fizéssemos o mesmo: confiemos na presença de Jesus entre nós e resistamos ao mal. Os sofrimentos pelos quais passamos são passageiros. A felicidade no paraíso é eterna, para aqueles que forem fieis a Deus aqui na terra.
No evangelho, sempre a mesma admoestação: não é o juízo final que virá agora, mas o nosso julgamento particular, já que todos morreremos talvez bem antes do juízo final. Ninguém sabe quando virá o julgamento final. Só Deus. Cabe a nós estarmos sempre preparados, como se o Juízo Final fosse daqui a uma hora.