5ª FEIRA DA 34ª SEMANA COMUM. -
1ª Leitura: Daniel 6,12-28
Salmo Responsorial Daniel 3,68-74-R- Louvai-o e exaltai-o, pelos séculos sem fim!
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 20“Quando virdes Jerusalém cercada de exércitos, ficai sabendo que a sua destruição está próxima. 21Então, os que estiverem na Judeia devem fugir para as montanhas; os que estiverem no meio da cidade devem afastar-se; os que estiverem no campo não entrem na cidade. 22Pois esses dias são de vingança, para que se cumpra tudo o que diz as Escrituras. 23Infelizes das mulheres grávidas e daquelas que estiverem amamentando naqueles dias, pois haverá uma grande calamidade na terra e ira contra este povo. 24Serão mortos pela espada e levados presos para todas as nações, e Jerusalém será pisada pelos infiéis, até que o tempo dos pagãos se complete. 25Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra, as nações ficarão angustiadas, com pavor do barulho do mar e das ondas. 26Os homens vão desmaiar de medo só em pensar no que vai acontecer ao mundo, porque as forças do céu serão abaladas. 27Então eles verão o Filho do homem vindo numa nuvem com grande poder e glória. 28Quando essas coisas começarem a acontecer, levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima”. – Palavra da salvação.
Na primeira leitura, Deus salva Daniel de ser comido pelos leões. Deus muitas vezes interferiu na condenação de mártires, mas apenas quando se tratava de fogo e de animais. Ele nunca interferiu quando a morte foi por decapitação, porque Deus nunca interfere na ação humana. Ele respeita a nossa liberdade e o nosso livre arbítrio. Há santos que foram libertos por Deus do fogo, dos animais, mas morreram decapitados, pois a decapitação é um ato direto do homem e Deus não interfere, mesmo sendo aquela morte contra a sua vontade. Ou seja: há muitas coisas que acontecem sem que seja a vontade de Deus. Ele respeita a nossa liberdade e é por isso que devemos sempre vigiar para não fazermos nada errado. Saibamos que Deus não vai interferir em nossos erros.
No evangelho, outra página de estilo apocalíptico. Uma das coisas que podemos guardar desse texto é isto: estar sempre vigilante para não cair em pecado. Se a morte chegar, tem que nos encontrar preparados.