QUINTA-34TC

5ª FEIRA DA 34ª SEMANA COMUM. -

28/11/2024

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 

 

1ª Leitura: Apocalipse 18,1-2.21-23;19,1-3.9a

Salmo Responsorial 99(100)R- São bem-aventurados os que foram convidados para a Ceia Nupcial das bodas do Cordeiro

Evangelho Lucas 21,20-28

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 20“Quando virdes Jerusalém cercada de exércitos, ficai sabendo que a sua destruição está próxima. 21Então, os que estiverem na Judeia devem fugir para as montanhas; os que estiverem no meio da cidade devem afastar-se; os que estiverem no campo não entrem na cidade. 22Pois esses dias são de vingança, para que se cumpra tudo o que diz as Escrituras. 23Infelizes das mulheres grávidas e daquelas que estiverem amamentando naqueles dias, pois haverá uma grande calamidade na terra e ira contra este povo. 24Serão mortos pela espada e levados presos para todas as nações, e Jerusalém será pisada pelos infiéis, até que o tempo dos pagãos se complete. 25Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra, as nações ficarão angustiadas, com pavor do barulho do mar e das ondas. 26Os homens vão desmaiar de medo só em pensar no que vai acontecer ao mundo, porque as forças do céu serão abaladas. 27Então eles verão o Filho do homem vindo numa nuvem com grande poder e glória. 28Quando essas coisas começarem a acontecer, levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima”. – Palavra da salvação.

 

Comentário:

O missal cotidiano diz que o trecho de hoje do Apocalipse fala sobre o juízo punitivo de Deus sobre a Roma pagã, perseguidora dos cristãos. Isso deve ser entendido de modo mais global, ou seja, do juízo punitivo de Deus sobre qualquer império político que perseguir a Igreja, em todos os tempos. Babilônia, aqui, é um nome simbólico. As lamentações são inúteis. Entretanto, ouve-se também um hino de louvor à justiça divina. E o autor salienta que os julgamentos de Deus são verdadeiros. Aa liberdade de consciência e de justiça são realidades e bens intocáveis, mesmo feridos pelos impérios absolutos e totalitários.

Em suma: quem está sempre buscando permanecer no caminho certo, indicado pela Igreja, nunca precisará ter medo de nada.

No evangelho, outra página de estilo apocalíptico. Dela, podemos apenas guardar uma coisa: estar sempre vigilante para não cair em pecado. Se a morte chegar, tem que nos encontrar preparados.