4ª FEIRA DA 34ª SEMANA COMUM. -
TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB
1ª Leitura: Daniel 5,1-6.13-14.16-17.23-28
Salmo Responsorial Daniel 3,62-67-R- Louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim!
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 12“Antes que essas coisas aconteçam, sereis presos e perseguidos; sereis entregues às sinagogas e postos na prisão; sereis levados diante de reis e governadores por causa do meu nome. 13Essa será a ocasião em que testemunhareis a vossa fé. 14Fazei o firme propósito de não planejar com antecedência a própria defesa, 15porque eu vos darei palavras tão acertadas, que nenhum dos inimigos vos poderá resistir ou rebater. 16Sereis entregues até mesmo pelos próprios pais, irmãos, parentes e amigos. E eles matarão alguns de vós. 17Todos vos odiarão por causa do meu nome. 18Mas vós não perdereis um só fio de cabelo da vossa cabeça. 19É permanecendo firmes que ireis ganhar a vida!” – Palavra da salvação.
Na primeira leitura Daniel consegue interpretar as misteriosas palavras que apareceram na parede. Elas diziam que o tempo do rei havia chegado ao fim e ele foi achado leve, sem nada de positivo.
Que tristeza se chegarmos ao fim de nossa vida e formos achados leves demais! Como nos apresentaremos diante de Deus?
Muitos não agem porque não se arriscam. É preciso se arriscar. Como diz Jesus, ele guiará nossas palavras e nossa vida se nós confiarmos nele. Isso não significa que não vamos sofrer nenhuma contrariedade, mas sim que tudo o que nos acontecer será suportável, porque Deus estará conosco.
É preferível se arriscar e sofrer as consequências do que passar a vida em branco. Eu agradeço a Deus pelas vezes em que me arrisquei, tenham elas dado certo ou não.
Quanto ao Evangelho, Jesus fala não apenas sobre o fim do mundo, mas também sobre as consequências de quem arrisca, de quem prega o Evangelho: é quase certo que vai ser perseguido. Ninguém gosta de ouvir a verdade, quando essa verdade lhe pede para mudar de vida. É mais fácil matar quem está falando a verdade do que se propor a segui-la. Quando nós nos propomos a ser cristãos autênticos, devemos também ter convicção de que Jesus está ao nosso lado, por piores que sejam as investidas dos que se acham desacomodados com a nossa pregação. O preço para ganhar o céu é muito caro, mas perfeitamente viável, se confiarmos em Deus.