6ª FEIRA DA 33ª SEMANA COMUM. -
1ª Leitura: 1 Macabeus 4,36-37.52-59
Salmo Responsorial 1 Crônicas 29,,10-12-R- Queremos celebrar o vosso nome glorioso
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, 45Jesus entrou no templo e começou a expulsar os vendedores. 46E disse: “Está escrito: ‘Minha casa será casa de oração’. No entanto, vós fizestes dela um antro de ladrões”. 47Jesus ensinava todos os dias no templo. Os sumos sacerdotes, os mestres da lei e os notáveis do povo procuravam modo de matá-lo. 48Mas não sabiam o que fazer, porque o povo todo ficava fascinado quando ouvia Jesus falar. – Palavra da salvação.
As duas leituras hoje falam do Templo. Na primeira, depois de terem vencido os pagãos que tanto os maltrataram, que tantas pessoas mataram por não quererem adorar aos ídolos, o povo de Deus purifica o templo e todos os lugares sagrados que haviam sido profanados.
Para nós, fica o recado de que, como somos templos de Deus, devemos nos purificar de todos os pecados com que profanamos o nosso ser.
No evangelho, Jesus arrisca a própria vida ao denunciar os sumos sacerdotes, os mestres da lei e os notáveis do povo, porque profanavam o templo com sua ganância e falta de misericórdia. De fato, Jesus acabou sendo morto por eles, mas aproveitou bem o pouco tempo que tinha para ensinar os que estavam ávidos de conhecê-lo melhor, e ao Reino que ele propagava.
E dizia que “’Minha casa será casa de oração’. No entanto, vós fizestes dela um antro de ladrões”. É o que fazemos com nós mesmos quando pecamos e não nos purificamos pelo sacramento da Confissão.