2ª FEIRA DA 33ª SEMANA COMUM. -
TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB
1ª Leitura: 1 Macabeus 1,10-15.41-43.54.62-64
Salmo Responsorial 118(119)-R- Vivificai-me, ó Senhor, e guardarei vossa Aliança!
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – 35Quando Jesus se aproximava de Jericó, um cego estava sentado à beira do caminho, pedindo esmolas. 36Ouvindo a multidão passar, ele perguntou o que estava acontecendo. 37Disseram-lhe que Jesus nazareno estava passando por ali. 38Então o cego gritou: “Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!” 39As pessoas que iam na frente mandavam que ele ficasse calado. Mas ele gritava mais ainda: “Filho de Davi, tem piedade de mim!” 40Jesus parou e mandou que levassem o cego até ele. Quando o cego chegou perto, Jesus perguntou: 41“O que queres que eu faça por ti?” O cego respondeu: “Senhor, eu quero enxergar de novo”. 42Jesus disse: “Enxerga, pois, de novo. A tua fé te salvou”. 43No mesmo instante, o cego começou a ver de novo e seguia Jesus, glorificando a Deus. Vendo isso, todo o povo deu louvores a Deus. – Palavra da salvação.
Na primeira leitura vemos a perseguição que o rei Antíoco Epífanes começou a fazer contra os israelitas, obrigando-os a adorar deuses falsos. Muitos não aderiram à idolatria e foram mortos. Em nossos dias isso só acontece em algumas religiões radicais, que matam todos os que não as seguem. Aos que vivem em países mais livres nada acontece se abandonam a religião e adoram outros deuses, como o dinheiro, o hedonismo, os vícios, o egocentrismo, a mídia etc. Entretanto, se praticarem o mal e não aderirem ao Senhor, terão sua salvação em dúvida.
No evangelho o cego consegue a cura por causa de sua insistência e “teimosia” em ir atrás de Jesus, até ser atendido. Será que nós temos essa perseverança quando pedimos alguma graça? Jesus falou várias vezes sobre a persistência na oração, como por exemplo o caso daquela senhora que insistiu tanto com o juiz que este a atendeu.
Moral da história: não abandonemos Jesus, mesmo se aparentemente não o estamos percebendo em nossa vida. Nunca desanimemos em nossas lutas. Hoje pode estar tudo nebuloso, mas o sol vai brilhar em nossa vida, e Jesus nos dá essa certeza. Estamos cegos como o do evangelho de hoje, mas, como ele, um dia vamos enxergar nitidamente. O que não podemos fazer é “dependurar a chuteira”, ou seja, desistir de ir em busca do Senhor.