QUINTA-FEIRA DA 33ª SEMANA COMUM
TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB
1ª leitura: 1 Macabeus 2,15-29
Salmo 49(50)R- A todos que procedem retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.
Evangelho: Lucas 19,41-44
Quando Jesus se aproximou de Jerusalém e viu a cidade, começou a chorar. E disse: 42 “Se tu também compreendesses hoje o que te pode trazer a paz! Agora, porém, está escondido aos teus olhos! 43 Dias virão em que os inimigos farão trincheiras, te sitiarão e te apertarão de todos os lados. 44 Esmagarão a ti e a teus filhos, e não deixarão em ti pedra sobre pedra, porque não reconheceste o tempo em que foste visitada”.
A primeira leitura narra a saga dos Macabeus, que lutam para conservarem as tradições religiosas do povo, em detrimento do governo de Antíoco, que havia se apossado do país. Disse Matatias aos delegados do rei Antíoco que os queriam fazer apostatar a fé em Deus: “Deus nos guarde de abandonarmos sua Lei e seus mandamentos. Não atenderemos às ordens do rei e não nos desviaremos de nossa religião nem para a direita nem para a esquerda”.
Essa fé inquebrantável na doutrina que professaram, nos leva a refletir sobre a facilidade com que muitas pessoas católicas mudam de opinião, muitas vezes por nem conhecerem a Palavra de Deus, e muito menos a doutrina católica. É preciso que saibamos tudo o que se refere a Deus e à Igreja e obedeçamos a Palavra de Deus que nos é ensinada pela Igreja.
No evangelho é a segunda vez que Jesus chora sobre Jerusalém. Que tristeza! Infelizmente Jesus tem também pena dos que hoje não o seguem e não estão nem aí com o seu Reino. Que pelo menos nós, que estamos mais conscientes de nossos pecados e limitações, apelemos sempre para que ele nos ajude a nos mantermos em sua amizade, a fim de que sejamos dignos de pertencer ao seu Reino de Amor.