5ª FEIRA DA 32ª SEMANA COMUM. –
TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB
1ª Leitura: Sabedoria 7,22-8,1
Salmo Responsorial 118(119)-R- É eterna, ó Senhor, a vossa palavra!
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, 20os fariseus perguntaram a Jesus sobre o momento em que chegaria o reino de Deus. Jesus respondeu: “O reino de Deus não vem ostensivamente. 21Nem se poderá dizer: ‘Está aqui’ ou ‘está ali’, porque o reino de Deus está entre vós”. 22E Jesus disse aos discípulos: “Dias virão em que desejareis ver um só dia do Filho do homem e não podereis ver. 23As pessoas vos dirão: ‘Ele está ali’ ou ‘ele está aqui’. Não deveis ir nem correr atrás. 24Pois, como o relâmpago brilha de um lado até o outro do céu, assim também será o Filho do homem no seu dia. 25Antes, porém, ele deverá sofrer muito e ser rejeitado por esta geração”. – Palavra da salvação.
A primeira leitura fala sobre a santidade e a pureza da sabedoria. Ela é um sopro do poder de Deus, uma emanação pura da glória do Todo-Poderoso e por isso nada de impuro pode introduzir-se nela.
Por esse motivo, não pode haver verdadeira sabedoria onde há hipocrisia, mentira, impureza, e qualquer tipo de pecado. Diz o texto que a luz cede lugar ao escuro, à noite, mas contra a sabedoria o mal não prevalece: a sabedoria vive plenamente e para sempre na luz. Por isso, “Deus ama tão somente aquele que vive com a sabedoria”, ou seja, os que lutam contra o mal, contra o pecado e contra qualquer tipo de ato que desagrade a Deus. A sabedoria é um dom gratuito de Deus, que a dá a quem procura viver sempre à sua luz.
No evangelho Jesus disse que o reino de Deus já está entre nós, e quem está com Jesus, ouve e pratica os seus ensinamentos, já está participando, de certo modo, do reino de Deus.
Esse reino de Deus, que já está entre nós, não é fundamentado nas coisas materiais, que são volúveis, mas é fundamentado no amor, na santidade, e principalmente na firme confiança na Palavra de Deus. Se Jesus passou pelo sofrimento e pela morte, nós também vamos passar por muitas agruras antes de tomar posse definitiva do reino de Deus. Ele, porém, nunca nos abandonará e estará sempre conosco, por pior que seja a nossa provação.
Peçamos a Deus a sabedoria para deixarmos de lado tudo o que possa nos separar dele e, num mesmo movimento, nos aproximemos plenamente de tudo o que possa agradá-lo. E se ainda estamos carregados pelo peso de nossos pecados, peçamos perdão a ele. O pedido sincero de perdão nos redime e nos reconduz ao caminho da salvação.