4ª FEIRA DA 32ª SEMANA COMUM. -
TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB
1ª Leitura: Sabedoria 6,1-11
Salmo Responsorial 81(82)-R- Levantai-vos, ó Senhor, julgai a terra!
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – 11Aconteceu que, caminhando para Jerusalém, Jesus passava entre a Samaria e a Galileia. 12Quando estava para entrar num povoado, dez leprosos vieram ao seu encontro. Pararam a distância 13e gritaram: “Jesus, mestre, tem compaixão de nós!” 14Ao vê-los, Jesus disse: “Ide apresentar-vos aos sacerdotes”. Enquanto caminhavam, aconteceu que ficaram curados. 15Um deles, ao perceber que estava curado, voltou glorificando a Deus em alta voz; 16atirou-se aos pés de Jesus com o rosto por terra e lhe agradeceu. E este era um samaritano. 17Então Jesus lhe perguntou: “Não foram dez os curados? E os outros nove, onde estão? 18Não houve quem voltasse para dar glória a Deus, a não ser este estrangeiro?” 19E disse-lhe: “Levanta-te e vai! Tua fé te salvou”. – Palavra da salvação.
Na primeira leitura vemos como Deus acolhe totalmente com muitas graças quem lhe é fiel, mas também vai julgar com maiores detalhes a quem favoreceu com mais graças. Quanto mais poderosa for a pessoa, com maior rigor será julgada. “O pequeno pode ser perdoado por misericórdia, mas os poderosos serão examinados com poder”. Se recebemos muitas graças de Deus, temos o dever e a obrigação de ser mais santos que todos os demais que não tiveram muita oportunidade na vida. Quem recebeu mais na vida, vai ter que prestar contas com maior rigor. Pense nisso!
O evangelho fala sobre a gratidão. Só um leproso voltou para agradecer Jesus, e nem era do povo judeu: era samaritano. Com esse exemplo, Jesus quer nos dizer que não é porque estamos na Igreja Católica Apostólica Romana é que vamos ser salvos. A nossa salvação vai depender de nossa santidade e de nossa gratidão em mudarmos nossas vidas para melhor, a fim de podermos agradecer a Deus por toda a eternidade no paraíso. O modo de agradecermos a Deus é fazendo principalmente três coisas: 1- Não pecar, a fim de estarmos prontos para entrar no céu; 2- Praticar a caridade e a misericórdia para com todos; 3- Rezar sempre, para sermos sempre fortes para a luta espiritual. Como sempre diz dom Angélico, bispo emérito: "Quem não reza, vira bicho"!