6ª FEIRA DA 30ª SEMANA COMUM. -
TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB
1ª Leitura: Romanos 9,1-5
Salmo Responsorial 147(147B)-R- Glorifica o Senhor, Jerusalém!
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – 1Aconteceu que, num dia de sábado, Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus. E eles o observavam. 2Diante de Jesus, havia um hidrópico. 3Tomando a palavra, Jesus falou aos mestres da lei e aos fariseus: “A lei permite curar em dia de sábado ou não?” 4Mas eles ficaram em silêncio. Então Jesus tomou o homem pela mão, curou-o e despediu-o. 5Depois lhes disse: “Se algum de vós tem um filho ou um boi que caiu num poço, não o tira logo, mesmo em dia de sábado?” 6E eles não foram capazes de responder a isso. – Palavra da salvação.
Na primeira leitura São Paulo está muito triste com os judeus por não acreditarem em Jesus Cristo e jogarem fora essa tão grande oportunidade de se converterem e aceitarem o cristianismo. Mesmo hoje em dia há dois terços da humanidade que não acredita ainda em Jesus Cristo! Existem entre 2,2 e 2,4 bilhões de cristãos no mundo, sendo o cristianismo a maior religião do planeta, mas assim mesmo representando apenas cerca de um terço da população mundial. O número exato varia um pouco dependendo da fonte e do ano da pesquisa, mas as estimativas mais recentes apontam para cerca de 2,3 a 2,4 bilhões de pessoas. População mundial: A população mundial é de aproximadamente 7 bilhões de pessoas. Porcentagem: Os cristãos representam cerca de 28,8% a 29,81% da população mundial, ou seja, o número dos que não acreditam na divindade de Jesus é de 70%. Em 2050, segundo o site Gospel Prime, os muçulmanos vão estar no mesmo número que os cristãos. Se o número tão menor naquele tempo impressionou São Paulo, imaginem se ele vivesse nos dias de hoje!
No evangelho, Jesus curou um hidrópico no dia de sábado, em que era proibido trabalhar e a fazer muitas coisas. Jesus fica triste com isso, pois a misericórdia é maior do que qualquer outra coisa. E lembra-os de que para fazer coisas de seus interesses, eles quebravam a lei do sábado. Ou seja: muitos acham que as leis e os mandamentos só servem para os outros. Também o fato de que as leis são feitas para serem seguidas, mas sempre devemos ter em vista a caridade cristã, e não um seguimento fanático e mesquinho. O amor a Deus e ao próximo deve ser nosso parâmetro para agir.