SEXTA-3TC

SANTOS TIMÓTEO E TITO

26/01/2024

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


Leitura: 2Timóteo 1,1-8 ou Tito 1,1-5

Salmo 95(96)R- Anunciai entre as nações os grandes feitos do Senhor!

 Lucas 10,1-9

Naquele tempo, o  Senhor escolheu outros setenta e dois e enviou-os, dois a dois, à sua frente, a toda cidade e lugar para onde ele mesmo devia ir. 2E dizia-lhes: “A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. Pedi, pois, ao Senhor da colheita que mande trabalhadores para sua colheita. 3Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. 4 Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias, e não vos demoreis para saudar ninguém pelo caminho! 5         Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘A paz esteja nesta casa!’ 6        Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; senão, ela retornará a vós. 7 Permanecei naquela mesma casa; comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador tem direito a seu salário. Não passeis de casa em casa. 8 Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, 9  curai os doentes que nela houver e dizei: ‘O Reino de Deus está próximo de vós’.


COMENTÁRIO:

Hoje celebramos São Timóteo e São Tito, que foram bispos, discípulos de São Paulo Apóstolo. Na carta a Timóteo, primeira leitura, Paulo se dirige ao seu discípulo, animando-o a “reavivar a chama do dom de Deus que recebeste pela imposição das minhas mãos. Pois Deus não nos deu um espírito de timidez, mas de fortaleza, de amor e sobriedade”.

Na leitura a Tito, Paulo pede-lhe para que, em Creta, onde o havia deixado como bispo, organizar o que ainda faltava e constituir presbíteros em cada cidade. E a pregação feita era a que levaria os eleitos a professarem a fé e a conhecerem a verdade da piedade, que se apoia na esperança da vida eterna, pois Deus, que nunca mente, prometeu essa vida desde tempos antigos e, mais recentemente, por meio de seu próprio Filho Jesus Cristo, a quem ouvir e praticar a sua palavra. 

No Evangelho de hoje temos o envio missionário que Jesus fez de 72 dos discípulos. Jesus lhes pede uma pobreza efetiva e um acolhimento verdadeiro, anunciando o Evangelho e curando os  doentes que encontrassem. 

Hoje somos também, cada um de nós, convidados a pregar o Evangelho, a acolhermos, a praticarmos a caridade, a vivermos sobriamente em todos os sentidos, desapegados dos bens terrenos, que tanto nos impedem de alçar voo para as alturas celestes. E precisamos saber que Jesus sempre estará conosco, dando-nos forças para nos convertermos e continuarmos perseverantes no caminho da salvação.  

É incrível como muitas pessoas se apegam às coisas e, principalmente, ao dinheiro. Jesus, riquíssimo quando vivia no Céu, ainda sem seu corpo mortal, nasceu de Maria e veio viver de modo simples e pobre aqui na Terra, mas vejam bem, ele nunca deixou de ser Deus e, portanto, Todo-Poderoso, mesmo vivendo de modo simples aqui na Terra. Além de nos salvar, um dos objetivos era mostrar que podemos, sim, viver uma vida simples, sem muita riqueza. O que fazem com a tamanha quantia de dinheiro essas pessoas de destaque na sociedade que ganham milhões mensalmente? Por mais que possamos comer coisas gostosas, a quantia é limitada: mais do que uma certa quantia nos faz mal. Por que, então tanta ganância? 

Ao exigir dos Apóstolos a pobreza e a simplicidade, Jesus quis que eles testemunhassem esse tipo de vida mais simples a todos quantos fossem pregar o Evangelho.  Quando não colocamos nossa segurança no dinheiro, ficamos mais livres para pôr nossa confiança ilimitada em Deus. Muitos substituem Deus pelo dinheiro, como se não tivessem necessidade alguma de que Deus os ajude. Sem a ajuda de Deus, tudo o que fazem é com suas próprias forças, ou seja, bem limitadamente, pois Deus não os ajuda contra as suas vontades. Entretanto, o pobre, o simples, confiam na Graça e na Misericórdia de Deus que, acolhido, pode ajudá-los, perdoá-los e conduzi-los à felicidade eterna.