SEGUNDA-3TC

2ª FEIRA DA 3ª SEMANA COMUM

22/01/2024

São Vicente

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 

 

Leitura: 2 Samuel 5,1-7.10

Salmo 88(89) -R- Minha verdade e meu amor estarão sempre com ele. 

Evangelho de Marcos 3,22-30

Naquele tempo: 22Os mestres da Lei, que tinham vindo de Jerusalém, diziam que ele estava possuído por Beelzebu, e que pelo príncipe dos demônios ele expulsava os demônios. 23Então Jesus os chamou e falou-lhes em parábolas: 'Como é que Satanás pode expulsar a Satanás? 24Se um reino se divide contra si mesmo, ele não poderá manter-se. 25Se uma família se divide contra si mesma, ela não poderá manter-se. 26Assim, se Satanás se levanta contra si mesmo e se divide, não poderá sobreviver, mas será destruído. 27Ninguém pode entrar na casa de um homem forte para roubar seus bens, sem antes o amarrar. Só depois poderá saquear sua casa. 28Em verdade vos digo: tudo será perdoado aos homens, tanto os pecados, como qualquer blasfêmia que tiverem dito. 29Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo, nunca será perdoado, mas será culpado de um pecado eterno.' 30Jesus falou isso, porque diziam: 'Ele está possuído por um espírito mau.' Palavra da Salvação.

Comentário:

Na primeira leitura vemos o acolhimento de Davi como rei de Judá e de Israel e a conquista de Jerusalém. “Davi ia crescendo em poder, e o Senhor, Deus Todo-poderoso estava com ele”. Acho que essa é a parte importante. Não adianta nada termos tudo o que podemos ter se estivermos sem Deus.

Eu escrevi um artigo intitulado “No inferno, mas de barriga cheia”, em que eu comento justamente o fato de que nos preocupamos tanto com a fome dos pobres e nos esquecemos muitas vezes de sua evangelização, de lhe ensinarmos como participar da vida eclesial e de prepararem-se para a vida eterna. Assim são hoje muitas pessoas que querem o poder, mas não se preocupam em agradar a Deus. O reinado de Davi não valeria absolutamente nada se ele não estivesse com Deus e a serviço de Deus. O mesmo ocorre conosco.

Nossa Senhora apareceu a um judeu americano e o converteu. Numa das aparições ele lhe elogiou muito, mas ela lhe disse algo parecido com isto: “Eu sou um nada! O que se realiza em mim vem tudo de Deus” .

No evangelho Jesus fala sobre o tão comentado pecado contra o Espírito Santo, que não tem perdão nem aqui nem no outro mundo. O tal pecado contra o Espírito Santo não é mais do que recusar a ajuda e o perdão de Deus. Achar, por exemplo, que nosso pecado é tão pesado que não poderia ser perdoado por Deus, ou que Deus não tem o poder de perdoar os nossos pecados, ou mesmo por orgulho e vaidade não pedir perdão a Deus.

Eu já tentei confessar pessoas que estavam à beira da morte que não quiseram pedir perdão porque achavam que não tinham nenhum pecado. Quando acontece isso o padre só pode pedir a Deus que as ilumine e lhes dê o arrependimento. Infelizmente, não pode dar a absolvição.