QUARTA-29TC

4ª FEIRA DA 29ª SEMANA COMUM. - 

23/10/2024

São João de Capistrano 


TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


1ª Leitura: Efésios 3,2-12 

Salmo Responsorial Isaías 12-R- Com alegria bebereis do manancial da salvação. 

Evangelho Lucas 12,39-48

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 39“Ficai certos, se o dono da casa soubesse a hora em que o ladrão iria chegar, não deixaria que arrombasse a sua casa. 40Vós também ficai preparados! Porque o Filho do homem vai chegar na hora em que menos o esperardes”. 41Então Pedro disse: “Senhor, tu contas esta parábola para nós ou para todos?” 42E o Senhor respondeu: “Quem é o administrador fiel e prudente que o senhor vai colocar à frente do pessoal de sua casa para dar comida a todos na hora certa? 43Feliz o empregado que o patrão, ao chegar, encontrar agindo assim! 44Em verdade eu vos digo, o senhor lhe confiará a administração de todos os seus bens. 45Porém, se aquele empregado pensar: ‘Meu patrão está demorando’, e começar a espancar os criados e as criadas, e a comer, a beber e a embriagar-se, 46o senhor daquele empregado chegará num dia inesperado e numa hora imprevista, ele o partirá ao meio e o fará participar do destino dos infiéis. 47Aquele empregado que, conhecendo a vontade do senhor, nada preparou nem agiu conforme a sua vontade será chicoteado muitas vezes. 48Porém o empregado que não conhecia essa vontade e fez coisas que merecem castigo será chicoteado poucas vezes. A quem muito foi dado, muito será pedido; a quem muito foi confiado, muito mais será exigido!” – Palavra da salvação


COMENTÁRIO:

Na primeira leitura S. Paulo garante aos efésios que ele foi inspirado por Deus nos mistérios que ensina e que eles creiam, verdadeiramente, que os pagãos foram chamados à unidade com todos os demais na Igreja fundamentada em Jesus Cristo. Não foi nada fácil para o Apóstolo unir judeus e pagãos. Houve muita resistência. Ele tinha sempre que lembrar que isso não foi iniciativa dele, mas de Deus, por meio da revelação de seus mistérios. Muitas vezes temos dificuldade em aceitar as orientações da Igreja. Não tenhamos medo nem receio: acatemos os ensinamentos da Igreja como mistérios revelados por Deus aos Apóstolos e aos seus sucessores.

No evangelho Jesus diz para estarmos sempre vigilantes, sempre praticando o bem, porque a morte nos leva deste mundo a qualquer momento e, nesse instante, devemos estar praticando o bem. Praticar o bem, a caridade, a oração, são instrumentos que nos conduzem pelo caminho da salvação. O pecado é o trem que nos leva ao inferno. Simples assim. Vale a pena lutarmos contra o pecado, a fim de estarmos sempre prontos para a nossa última hora.

Muitas pessoas chegam ao final da vida sem se arrependerem de seus pecados. Eu mesmo já atendi muitas pessoas assim. A tristeza que me invade nesses momentos é algo indescritível. Eu estou ali, mas não posso ajudar a pessoa a buscar a misericórdia de Deus por meio do perdão. Que coisa triste!

Mas há casos em que a pessoa se converte no final da vida: Ele teve essa sorte. Mas... e nós? Será que teremos?