14/10/2025
São Calisto I
1ª Leitura: Romanos 1,16-25
Salmo Responsorial 18(19A) - R- Os céus proclamam a glória do Senhor!
Evangelho Lucas 11,37-41
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, 37enquanto Jesus falava, um fariseu convidou-o para jantar com ele. Jesus entrou e pôs-se à mesa. 38O fariseu ficou admirado ao ver que Jesus não tivesse lavado as mãos antes da refeição. 39O Senhor disse ao fariseu: “Vós, fariseus, limpais o copo e o prato por fora, mas o vosso interior está cheio de roubos e maldades. 40Insensatos! Aquele que fez o exterior não fez também o interior? 41Antes, dai esmola do que vós possuís e tudo ficará puro para vós”. – Palavra da salvação.
Comentário:
Na primeira leitura S. Paulo fala aos romanos que Deus se revelou de vários modos naquilo que nós podemos entender. Mesmo para os pagãos, ele revelou-se pela criação, pela natureza. O que acontece, diz o apóstolo, é que as pessoas preferem ignorar a existência de Deus para cair no pecado sem terem que sentir remorso ou lutar para saírem dos vícios: “Trocaram a verdade de Deus pela mentira, adorando e servindo a criatura em lugar do Criador, que é bendito para sempre. Amém”.
Isso não traz felicidade, mas depressão, angústia, solidão, ódio, desânimo etc.
No evangelho Jesus alerta para que não fiquemos apegados à tradição, mas à caridade, ao amor a Deus e ao próximo. É isso que nos traz felicidade, paz, tranquilidade, mesmo em meio aos problemas. Lutar contra o pecado e os vícios nos liberta e nos faz sentir preparados para a vida eterna.