SEXTA-FEIRA DA 28ª SEMANA COMUM
TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB
Primeira Leitura: Romanos 4,1-8
Salmo Responsorial: 31(32)R- Vós sois, para mim, proteção e refúgio, eu canto bem alto a vossa salvação!
Entretanto, milhares de pessoas se ajuntaram, a ponto de uns pisarem os outros. Jesus começou a falar, primeiro a seus discípulos: “Cuidado com o fermento dos fariseus, que é a hipocrisia. 2 Não há nada de oculto que não venha a ser revelado, e não há nada de escondido que não venha a ser conhecido. 3 Portanto, tudo o que tiverdes dito na escuridão, será ouvido à luz do dia; e o que tiverdes pronunciado ao pé do ouvido, nos quartos, será proclamado sobre os telhados. Não temer, dar testemunho 4 “A vós, porém, meus amigos, eu digo: não tenhais medo dos que matam o corpo e depois não podem fazer mais nada. 5 Vou mostrar-vos a quem deveis temer: temei Aquele que, depois de fazer morrer, tem o poder de lançar-vos no inferno. Sim, eu vos digo, a este deveis temer. 6 Não se vendem cinco pardais por duas moedinhas? No entanto, nenhum deles é esquecido por Deus. 7 Até mesmo os cabelos de vossa cabeça estão todos contados. Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais.
Na primeira leitura São Paulo diz que Abraão creu em Deus e isso lhe foi creditado como justiça. "Felizes aqueles cujas transgressões foram remidas e cujos pecados foram perdoados; feliz o homem do qual Deus não leva em conta o pecado". Por mais que façamos o bem, nunca vamos ter "direito" à salvação. Ela nos é dada de graça, gratuitamente, pela misericórdia divina. As nossas boas obras vão apenas nos conservar no amor e na fé em Deus. Diz o missal cotidiano: "O pecador, que não pode alegar direito algum perante Deus, é gratuitamente justificado". Mas para que isso aconteça, é preciso ter fé como a de Abraão.
No evangelho Jesus dá várias orientações: devemos proclamar o evangelho por todos os meios de que dispomos, mas sobretudo pelo nosso testemunho. Não devemos ter medo das pessoas, mas do fogo eterno, aonde iremos, se continuarmos pecando. Devemos confiar plenamente em Deus, pois até os cabelos de nossa cabeça estão todos contados, e valemos muito mais do que os animais, que não são esquecidos por Deus.