2ª FEIRA DA 28ª SEMANA COMUM. -
TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB
1ª Leitura: Romanos 1,1-7
Salmo Responsorial 97(98) - R- O Senhor fez conhecer a salvação
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, 29quando as multidões se reuniram em grande quantidade, Jesus começou a dizer: “Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas. 30Com efeito, assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim também será o Filho do homem para esta geração. 31No dia do julgamento, a rainha do Sul se levantará juntamente com os homens desta geração e os condenará. Porque ela veio de uma terra distante para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior do que Salomão. 32No dia do julgamento, os ninivitas se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão. Porque eles se converteram quando ouviram a pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas”. – Palavra da salvação
A primeira leitura nos deixa com “uma pulga atrás da orelha”, como diz o ditado. É que hoje em dia se diz muito de se respeitar a crença dos outros. Tudo bem, quando se trata de cristãos, mas... e se encontramos pessoas que ainda não conhecem Jesus e creem em divindades que nada têm a ver com o que o cristianismo acredita?
Há uma crítica que se está fazendo aos que querem conservar essas pessoas em sua própria fé, mesmo aqui no Brasil. E como entendermos o que São Paulo fala aos romanos na primeira leitura: “É por ele (Jesus Cristo) que recebemos a graça da vocação para o apostolado, a fim de podermos trazer à obediência da fé todos os povos pagãos, para a glória de seu nome.”?
Eu não vou dar a resposta porque, infelizmente, ainda não cheguei a uma conclusão sobre esse assunto.
Já no evangelho Jesus se indigna com a mania dos judeus em pedir sinais de que ele era quem dizia que era, o Filho de Deus. O único sinal que eles receberiam seria o de Jonas, ou seja, a ressurreição de Jesus após três dias da morte.
Termina dizendo que os ninivitas se converteram com a pregação de Jonas, mas eles, que estavam recebendo a palavra do próprio Filho de Deus, que é muito mais do que Jonas, não estavam se convertendo.
Como executamos em minha vida aquilo que ouvimos de Jesus? Se a resposta for constrangedora, peçamos perdão de nossa inércia e passemos a cumprir o que ele nos disse!