5ª FEIRA DA 28ª SEMANA COMUM.
Sta. Margarida Maria Alacoque
1ª Leitura: Romanos 3,21-30
Salmo Responsorial 129(130) - R- No Senhor se encontra toda graça e copiosa redenção!
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, disse o Senhor: 47“Ai de vós, porque construís os túmulos dos profetas; no entanto, foram vossos pais que os mataram. 48Com isso, vós sois testemunhas e aprovais as obras de vossos pais, pois eles mataram os profetas e vós construís os túmulos. 49É por isso que a sabedoria de Deus afirmou: Eu lhes enviarei profetas e apóstolos, e eles matarão e perseguirão alguns deles, 50a fim de que se peçam contas a esta geração do sangue de todos os profetas derramado desde a criação do mundo, 51desde o sangue de Abel até o sangue de Zacarias, que foi morto entre o altar e o santuário. Sim, eu vos digo, serão pedidas contas disso a esta geração. 52Ai de vós, mestres da lei, porque tomastes a chave da ciência. Vós mesmos não entrastes e ainda impedistes os que queriam entrar”. 53Quando Jesus saiu daí, os mestres da lei e os fariseus começaram a tratá-lo mal e a provocá-lo sobre muitos pontos. 54Armavam ciladas para pegá-lo de surpresa por qualquer palavra que saísse de sua boca. – Palavra da salvação.
Na primeira leitura São Paulo fala sobre a justiça de Deus. Essa palavra, justiça, é entendida entre nós no sentido de punir ou declarar a inocência de alguém. Na bíblia, quando se fala na justiça de Deus devemos nos lembrar mais na “justificação”. Diz S. Paulo no versículo 28: “ Com efeito, julgamos que o homem é justificado pela fé, sem a prática da lei judaica”.
O que ele está dizendo é que nós não somos justificados (não recebemos a justiça de Deus) por meio de nossas obras, ou pela força da lei, mas pela misericórdia divina. Se nos arrependermos de nossos pecados, sejam eles quais forem, Deus nos justificará, ou seja, nos perdoará todos eles e nos receberá, independentemente de raça, religião, cor, povo. A justiça, a misericórdia de Deus é para todos.
No evangelho o assunto não é diferente desse: Jesus está chamando a atenção dos mestres da lei e de todos os que zelavam pela lei no sentido de que eles não ficassem apegados à letra da lei, mas usassem de misericórdia, e eles mesmos praticassem essa misericórdia. Eles eram aferrados à lei, mas cometiam crimes sem o menor escrúpulo. É isso que quer dizer “filtram um mosquito mas engolem um camelo”. São tão rígidos quanto a certas leis mas cometem injustiças e falta de caridade a roldão.
Isso aconteceu com o meu tio nos anos 60. Ele não tinha uma das pernas e resolveu, a muito custo, ir à igreja. Sentou-se no lugar dos congregados marianos e pediram-no para mudar de assento. Sentou-se no lugar das filhas de Maria e foi também convidado a mudar de assento. Ele simplesmente foi embora e NUNCA MAIS voltou. Morreu vários anos depois. Aquelas pessoas não praticaram a caridade para com ele. Talvez seguissem à risca as leis de suas associações, mas ficaram com um pecado grave na cabeça.