3ªFEIRA DA 26ª SEMANA COMUM
TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB
1ª Leitura: Zacarias 8,20-23
Salmo Responsorial 86(87)R- Nós temos ouvido que Deus está convosco.
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – 51Estava chegando o tempo de Jesus ser levado para o céu. Então ele tomou a firme decisão de partir para Jerusalém 52e enviou mensageiros à sua frente. Estes puseram-se a caminho e entraram num povoado de samaritanos para preparar hospedagem para Jesus. 53Mas os samaritanos não o receberam, pois Jesus dava a impressão de que ia a Jerusalém. 54Vendo isso, os discípulos Tiago e João disseram: “Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para destruí-los?” 55Jesus, porém, voltou-se e repreendeu-os. 56E partiram para outro povoado. – Palavra da salvação.
Na primeira leitura a presença de Deus em seu povo é tão marcante e visível que todos querem ir para lá, atraídos pela irradiação da presença de Deus. Em nossa vida acontece o mesmo. Quem busca a Deus, segue o que a Igreja ensina, comunga, procura evitar pecado, reza, vai irradiar a presença de Deus onde estiver. É o que São Carlos de Foucauld diz: É preciso não só proclamar, mas gritar o evangelho, e não tanto com as palavras, mas principalmente com a vida! Uma vida santa é uma pregação viva do evangelho.
No trecho de hoje do evangelho podemos dizer que Jesus é paciente para com todos, e aguarda pacientemente a nossa resolução de acolhê-lo. Ele não lança pragas, nem coisas ruins sobre os que não o aceitam. Espera pacientemente, até que nossa arrogância e imbecilidade em não aceitá-lo ou em não seguir o que ele nos pede, sejam superadas.
Então, não tem nenhum sentido sermos diferentes de Jesus em nosso relacionamento com as pessoas. Precisamos imitar Jesus na misericórdia e compreensão, acreditando que as pessoas podem melhorar de conduta, se tiverem nosso bom exemplo e nossas orações.