São Miguel, S. Gabriel, S. Rafael Arcanjos.
TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB
Primeira Leitura: Daniel 7, 9-10.13-14 ou Apocalipse 12,7-12a
Salmo Responsorial: 137(138)R- Perante os vossos anjos vou cantar-vos, ó Senhor!
47 Jesus viu Natanael que vinha ao seu encontro e declarou a respeito dele: “Este é um verdadeiro israelita, no qual não há falsidade”! 48 Natanael disse-lhe: “De onde me conheces?” Jesus respondeu: “Antes que Filipe te chamasse, quando estavas debaixo da figueira, eu te vi”. 49 Natanael exclamou: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel!” 50 Jesus lhe respondeu: “Estás crendo só porque falei que te vi debaixo da figueira? Verás coisas maiores que estas”. 51 E disse-lhe ainda: “Em verdade, em verdade, vos digo: vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem!”
Hoje comemoramos os Arcanjos São Miguel, São Gabriel e São Rafael.
Miguel significa: “Quem é como Deus?” é lembrado duas vezes no livro de Daniel como protetor particular do povo eleito(Dn 10,13 e 12,1). Na carta de Judas(v.9) ele é mostrado lutando contra Satanás pelo corpo de Moisés. No Apocalipse vemo-lo em combate contra o dragão(12,7). Atualmente é muito venerado e procurado como vencedor do demônio.
Gabriel significa “força de Deus” e aparece em Lucas 1,19 apresentando-se a Zacarias como “aquele que está diante de Deus”. Em Daniel ele é reconhecido como aquele que leva o anúncio de Deus (8,16; 9,21). De fato, anunciou o nascimento de João Batista e de Jesus (Lc 1,5-22.26-38).
Rafael significa “Deus curou”. Aparece no livro de Tobias como acompanhante do jovem Tobias em sua viagem e como portador de cura e salvação do velho pai cego.
Hebreus 1,14 diz que os anjos vêm de Deus, “enviados a serviço, para vantagem daqueles que devem ser salvos”.
As leituras de hoje mostram esses Arcanjos em ação a serviço de Deus. No evangelho vemos o encontro de Natanael com Jesus. Jesus se mostra num nível superior, como que dominando a situação, na frase que fala a Natanael, confirmando, assim, a impressão que deixara nele, ao dizer-lhe que o vira debaixo da figueira.
Os arcanjos, assim como todos os anjos, servem a Deus e o obedecem em tudo. Muitas vezes esse serviço implica na orientação de seres humanos a fim de que se salvem e lhes façam companhia no paraíso.