04/10/2025
São Francisco de Assis
1ª Leitura: Baruc 4,5-12.27-29
Salmo Responsorial 68(69)R- Nosso Deus atende a prece dos seus pobres.
Evangelho Lucas 10, 17-24
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, 17os setenta e dois voltaram muito contentes, dizendo: “Senhor, até os demônios nos obedeceram por causa do teu nome”. 18Jesus respondeu: “Eu vi satanás cair do céu como um relâmpago. 19Eu vos dei o poder de pisar em cima de cobras e escorpiões e sobre toda a força do inimigo. E nada vos poderá fazer mal. 20Contudo, não vos alegreis porque os espíritos vos obedecem. Antes, ficai alegres porque vossos nomes estão escritos no céu”. 21Naquele momento, Jesus exultou no Espírito Santo e disse: “Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. 22Tudo me foi entregue pelo meu Pai. Ninguém conhece quem é o Filho, a não ser o Pai; e ninguém conhece quem é o Pai, a não ser o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar”. 23Jesus voltou-se para os discípulos e disse-lhes em particular: “Felizes os olhos que veem o que vós vedes! 24Pois eu vos digo que muitos profetas e reis quiseram ver o que estais vendo e não puderam ver; quiseram ouvir o que estais ouvindo e não puderam ouvir”. – Palavra da salvação
Comentário:
Na primeira leitura Baruc mostra que a vocação de Israel é ser um povo diferente dos outros, comprometido com o verdadeiro Deus e proclamando o seu senhorio sobre tudo e todos. Da mesma forma a nossa Igreja deve ser uma luz nas trevas do mundo atual, pois o mesmo Deus que permite o sofrimento e tantas coisas adversas, também nos consola e nos admite na pátria eterna, a Jerusalém Celeste, como mais tarde falaria o Apocalipse.
No evangelho Jesus elogia a fé dos que creem sem tê-lo visto, ou seja, todos os que vieram depois de seu tempo. A fé é importante para nossa vida espiritual e para a nossa salvação e deve ser uma fé simples, sem muitos questionamentos. Muitos perguntam demais e agem de menos. Simplesmente acredite. Você vai ser julgado(a) por ter ou não acreditado. Se as autoridades que ensinaram a você ensinaram erradamente, elas é que vão ter que se explicar com Deus.