01/10/2025
Sta. Teresinha do Menino Jesus
Primeira Leitura: Neemias 2,1-8
Salmo Responsorial: 136(137)R- Que se prenda a minha língua ao céu da boca, se de ti Jerusalém, eu me esquecer!
Evangelho: Lucas 9,57-62
57 Enquanto estavam a caminho, alguém disse a Jesus: “Eu te seguirei aonde quer que tu vás”. 58 Jesus respondeu: “As raposas têm tocas e os pássaros do céu têm ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça”. 59 Então disse a outro: “Segue-me.” Este respondeu: “Permite-me primeiro ir enterrar meu pai”. 60 Jesus respondeu: “Deixa que os mortos enterrem os seus mortos; mas tu, vai e anuncia o Reino de Deus”. 61 Um outro ainda lhe disse: “Eu te seguirei, Senhor, mas deixa-me primeiro despedir-me dos de minha casa”. 62 Jesus, porém, respondeu-lhe: “Quem põe a mão no arado e olha para trás, não está apto para o Reino de Deus.”
COMENTÁRIO:
No trecho de hoje de Neemias, vemos como os samaritanos e os ricos possuidores estrangeiros estão impedindo a reedificação dos muros de Jerusalém para os que haviam voltado do exílio. Neemias pede ao rei credenciais para que possa ir até a Judeia reconstruir a cidade.
Atualmente não há muita diferença: há muitas pessoas que impedem que os outros construam o Reino de Deus, às vezes por inveja, ou por ódio ou por politicagem, enfim, por tantos motivos. Diz o missal cotidiano que é tarefa de todo cristão, hoje, tornar as estruturas de suas comunidades transparentes de amor cristão, para serem inteiramente sinal do empenho de Deus no mundo. Quem não quer ou não pode ajudar, pelo menos não atrapalhe os que querem trabalhar por um mundo melhor...
No evangelho Jesus mostra que quem estiver disposto a segui-lo deve, também, estar disposto à pobreza, fome, frio, intempéries etc. Seguir Jesus implica em renunciar a si próprio, sabendo que ele não vai nos deixar faltar nada. Ou seja, passar a preocupar-se com a salvação dos outros, com a pregação da palavra, com a convicção de que, se estivermos a serviço do irmão necessitado e em busca de sua salvação, Deus cuidará de nós.
Quando o homem deu por desculpa que ia antes de seguir Jesus enterrar o pai, na verdade queria dizer ficar com os pais até eles morrerem. Ou seja, não queria renunciar a uma vida cômoda e descompromissada. Em relação ao que disse que ia despedir-se dos de sua casa, isto significa que não conseguiremos seguir Jesus se começarmos a sentir saudades das nossas antigas mordomias. Aliás, é um pouco isso que o povo de Deus saindo do Egito fazia: sentia saudades das cebolas do Egito, das refeições que lá faziam, mesmo sob escravidão.
Resumo da ópera: Seguir Jesus implica renúncia e prontidão, uma confiança plena nele, estar pronto para qualquer dificuldade. Mas não se assustem! Quem se decide a seguir Jesus do jeito que ele quer, sente muito mais satisfação e alegria do que se vivesse à toa na vida.
São Francisco de Assis e Santa Teresinha do Menino Jesus, santos comemorados no mês de outubro, nos dão o exemplo de como eles conseguiram fazer isso, e, saibam todos, conseguiram pela graça de Deus e não apenas com as próprias forças. Todos somos fracos. Nós nos fortalecemos quando confiamos em Deus e pedimos sua ajuda.