SEXTA-25TC

SEXTA-FEIRA DA 25ª SEMANA COMUM

27/09/2024

São Vicente de Paulo

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


1ª Leitura: Eclesiástico 3,1-11 

Salmo Responsorial 143(144)R- Bendito seja o Senhor, meu rochedo!

Evangelho Lucas 9,18-22

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Aconteceu que Jesus 18estava rezando num lugar retirado e os discípulos estavam com ele. Então, Jesus perguntou-lhes: “Quem diz o povo que eu sou?” 19Eles responderam: “Uns dizem que és João Batista; outros, que és Elias; mas outros acham que és algum dos antigos profetas que ressuscitou”. 20Mas Jesus perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Pedro respondeu: “O Cristo de Deus”. 21Mas Jesus proibiu-lhes severamente que contassem isso a alguém. 22E acrescentou: “O Filho do homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia”. – Palavra da salvação.

Comentário:

A primeira leitura, do livro do Eclesiastes, é muito citada, é muito famosa. Neste mundo há tempo para tudo, tudo se repete, e talvez acabamos perdendo o sentido das coisas. Não dominamos o tempo nem os acontecimentos. Apenas vemos o desenrolar deles. Entretanto, há um objetivo em tudo o que existe e Deus o conhece perfeitamente. Jesus entrou nesta rotina do mundo e mudou tudo com sua vida, paixão, morte e ressurreição. Vivemos aqui por um tempo e depois somos transportados para o outro mundo, que não terá fim, e, dependendo de como vivemos a rotina deste mundo, seremos felizes no outro. Simples assim. 

No evangelho Jesus faz o anúncio de sua paixão, que no momento não foi compreendida. À sua pergunta de quem ele era, Pedro respondeu corretamente, mas segundo São Mateus, Jesus disse ter sido isso inspirado pelo Espírito Santo. 

Nós podemos fazer as coisas corretamente se confiarmos na luz do Espírito Santo, se nos colocarmos nas mãos de Deus para fazer tudo o que ele quer e como ele quer. É a atitude mais sensata e sábia. Dificilmente vamos conseguir alguma coisa boa se confiarmos apenas em nós próprios e nas nossas intuições. A palavra de Deus é a luz que ilumina nossa vida. 

Reconhecer que Jesus é o Messias, que é Deus como o Pai e o Espírito Santo, nos traz a enorme responsabilidade de ouvi-lo e seguir os seus ensinamentos.