6ª FEIRA DA 25 ª SEMANA COMUM
TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB
1ª Leitura: Ageu 1,15-b-2,9
Salmo Responsorial 42(43)R- Espera em Deus! Louvarei novamente o meu Deus Salvador!
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Aconteceu que Jesus 18estava rezando num lugar retirado e os discípulos estavam com ele. Então, Jesus perguntou-lhes: “Quem diz o povo que eu sou?” 19Eles responderam: “Uns dizem que és João Batista; outros, que és Elias; mas outros acham que és algum dos antigos profetas que ressuscitou”. 20Mas Jesus perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Pedro respondeu: “O Cristo de Deus”. 21Mas Jesus proibiu-lhes severamente que contassem isso a alguém. 22E acrescentou: “O Filho do homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia”. – Palavra da salvação.
Pedro respondeu corretamente, mas segundo São Mateus, Jesus disse ter sido isso inspirado pelo Espírito Santo. Nós podemos fazer as coisas corretamente se confiarmos na luz do Espírito Santo, se nos colocarmos nas mãos de Deus para fazer tudo o que ele quer e como ele quer. É a atitude mais sensata e sábia. Dificilmente vamos conseguir alguma coisa boa se confiarmos apenas em nós próprios e nas nossas intuições. A palavra de Deus é a luz que ilumina nossa vida.
Na primeira leitura vemos como Deus pensa muito além do que nós pensamos. Ele promete ao povo um templo mais suntuoso que o primeiro. Sabemos que isso jamais se realizou. Se formos estudar os motivos, vemos que as pessoas que sucederam aquela geração não se colocaram nas mãos de Deus, não confiaram em sua palavra.
Agir sozinho nunca dá certo. É preciso termos o respaldo da Igreja, portadora da palavra de Deus.