SEGUNDA-25TC

2ª FEIRA DA 25 ª SEMANA COMUM

 23/09/2024

São Pio de Pietrelcina

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 

 

1ª Leitura: Provérbios 3,27-34

Salmo Responsorial 14(15)-R- O justo habitará no Monte Santo do Senhor!

Evangelho Lucas 8,16-18

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 16“Ninguém acende uma lâmpada para cobri-la com uma vasilha ou colocá-la debaixo da cama; ao contrário, coloca-a no candeeiro, a fim de que todos os que entram vejam a luz. 17Com efeito, tudo o que está escondido deverá tornar-se manifesto; e tudo o que está em segredo deverá tornar-se conhecido e claramente manifesto. 18Portanto, prestai atenção à maneira como vós ouvis! Pois a quem tem alguma coisa será dado ainda mais; e àquele que não tem será tirado até mesmo o que ele pensa ter”. – Palavra da salvação.

COMENTÁRIO:

A primeira leitura nos dá várias orientações precisas e importantes:

- não recusar um favor a quem pede;

- não trair a confiança não só dos amigos, mas de qualquer outra pessoa, ou seja, não tramar ou fazer o mal a quem quer que seja;

- não denunciar quem quer que seja sem motivo, sem ter certeza de que a pessoa lhe fez algum mal;

- não tomar por modelo as pessoas violentas nem perversas;

- O Senhor abençoa os que abençoam e fazem o bem, mas tira sua bênção da casa dos ímpios, de quem pratica o mal.

No evangelho o assunto é a manifestação da graça de Deus e a pregação de sua palavra. Devemos ser a luz que ilumina aos que não a conhecem. Devemos pregá-la primeiramente com nosso testemunho de vida, e só depois com a palavra. E termina dizendo: “A quem tem alguma coisa, será dado ainda mais; e àquele que não tem, será tirado até mesmo o que pensa que tem". Ou seja: quanto mais o homem se dá a Deus, humildemente, sem soberba, sem cálculo, tanto mais Deus se revela ao homem sem medida. Entretanto, se o homem se limita, ou pensa ser autossuficiente, se envaidece pelas suas qualidades e seus dons, pelo seu carisma, acaba perdendo até isso, pois Deus se retira e deixa de falar. E, como diz a Gaudium et Spes nº 36, sem Deus a criatura se reduz a nada.