2ª FEIRA DA 25 ª SEMANA COMUM
TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB
Salmo Responsorial 125(126)-R- Maravilhas fez conosco o Senhor!
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 16“Ninguém acende uma lâmpada para cobri-la com uma vasilha ou colocá-la debaixo da cama; ao contrário, coloca-a no candeeiro, a fim de que todos os que entram vejam a luz. 17Com efeito, tudo o que está escondido deverá tornar-se manifesto; e tudo o que está em segredo deverá tornar-se conhecido e claramente manifesto. 18Portanto, prestai atenção à maneira como vós ouvis! Pois a quem tem alguma coisa será dado ainda mais; e àquele que não tem será tirado até mesmo o que ele pensa ter”. – Palavra da salvação.
Jesus se refere aos judeus, que tinham a primazia da pregação da verdadeira palavra de Deus, mas não se abriram a Jesus Cristo e acabaram perdendo até o que pensavam ter de bom. Os pagãos que acolheram Jesus Cristo e sua palavra receberam a plenitude da revelação e da salvação.
Nós temos o dever de comunicar a palavra de Deus que recebemos, como uma luz, a todos aos que nos comunicarmos. A luz de Deus não pode ser escondida, guardada só para si. São Carlos de Foucauld dizia sempre que devemos não apenas proclamar, mas gritar a Palavra de Deus, e não apenas com nossas palavras, mas também com a nossa vida, com o nosso bom exemplo.
Nossas ações se irradiam ao redor de nós. Se forem boas, edificam e salvam; se forem más, pervertem e destroem.
A primeira leitura lembra que foi um pagão, Ciro, que incentivou e contribuiu para a reconstrução do templo de Jerusalém, mostrando assim que o Espírito Santo sopra onde e como quiser. Nada é impossível para Deus, e se nós fizermos a nossa parte de evangelização e de reconstrução da sociedade, Deus fará o restante.