SÁBADO DA 25 ª SEMANA COMUM
TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB
1ª Leitura: Zacarias 2,5-9.14-15a
Salmo Responsorial: Jeremias 31, 10-13-R-O Senhor nos guardará qual pastor a seu rebanho.
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, 43todos estavam admirados com todas as coisas que Jesus fazia. Então Jesus disse a seus discípulos: 44“Prestai bem atenção às palavras que vou dizer: o Filho do homem vai ser entregue nas mãos dos homens”. 45Mas os discípulos não compreendiam o que Jesus dizia. O sentido lhes ficava escondido, de modo que não podiam entender; e eles tinham medo de fazer perguntas sobre o assunto. – Palavra da salvação.
Na primeira leitura Deus fala por meio de Zacarias que ele deseja ser a muralha de Jerusalém, uma muralha de fogo. Devemos nos lembrar que naquele tempo as cidades eram protegidas por muralhas. O Senhor prometeu que iria morar no meio de nós. Isso se concretizou com Jesus Cristo. Deixemo-lo ser a nossa muralha, aquele que nos envolve e nos protege!
No evangelho Jesus tenta explicar que o seu messianismo é diferente daquele que eles estão esperando: Jesus vai ter que passar pelo sofrimento e pela morte para ser o Messias, o Salvador.
Não há como obtermos a salvação se não quisermos nos submeter à renúncia, ao combate do mal, a uma espiritualidade de luta e perseverança. E isso tudo significa sofrimento! Neste mundo vamos ter que aceitar a condição de guerreiros contra o mal, contra nosso próprio egoísmo, contra nossa propensão ao pecado e ao mal.
Viver em paz não significa, na linguagem espiritual, viver sem lutar.