SÁBADO-25TC

SÁBADO DA 25 ª SEMANA COMUM

28/09/202

São Venceslau 

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


1ª Leitura: Eclesiástico 11,9-12,8 

Salmo Responsorial: 89(90)R-Ó Senhor, vós fostes sempre um refúgio para nós. 

Evangelho Lucas 9,43b-45

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, 43todos estavam admirados com todas as coisas que Jesus fazia. Então Jesus disse a seus discípulos: 44“Prestai bem atenção às palavras que vou dizer: o Filho do homem vai ser entregue nas mãos dos homens”. 45Mas os discípulos não compreendiam o que Jesus dizia. O sentido lhes ficava escondido, de modo que não podiam entender; e eles tinham medo de fazer perguntas sobre o assunto. – Palavra da salvação.

Comentário

Na primeira leitura, o livro do Eclesiastes nos traz uma imagem desencantada, mas ao mesmo tempo poética da velhice: as pernas bambeiam, os dentes caem, o cabelo fica branco, a pele fica enrugada. Muitos têm pavor pela velhice, mas é algo que não podemos evitar. A velhice é um tempo muito propício para a oração e nos prepararmos para nos encontrarmos com o Criador. Eu gosto de ser idoso. É um tempo muito bom de reflexão e preparação para a eternidade. 

No evangelho Jesus tenta explicar que o seu messianismo é diferente daquele que eles estão esperando: Jesus vai ter que passar pelo sofrimento e pela morte para ser o Messias, o Salvador. 

Não há como obtermos a salvação se não quisermos nos submeter à renúncia, ao combate do mal, a uma espiritualidade de luta e perseverança. Neste mundo vamos ter que aceitar a condição de guerreiros contra o mal, contra nosso próprio egoísmo, contra nossa propensão ao pecado e ao mal. 

Viver em paz não significa, na linguagem espiritual, viver sem lutar.