QUINTA-25TC

5ª FEIRA DA 25 ª SEMANA COMUM

26/09/2024 

Santos Cosme e Damião

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


1ª Leitura: Eclesiastes 1,2-11 

Salmo Responsorial 89(90)-R- Ó Senhor, vós fostes sempre um refúgio para nós. 

Evangelho Lucas 9,7-9

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, 7o tetrarca Herodes ouviu falar de tudo o que estava acontecendo e ficou perplexo, porque alguns diziam que João Batista tinha ressuscitado dos mortos. 8Outros diziam que Elias tinha aparecido; outros, ainda, que um dos antigos profetas tinha ressuscitado. 9Então Herodes disse: “Eu mandei degolar João. Quem é esse homem sobre quem ouço falar essas coisas?” E procurava ver Jesus. – Palavra da salvação.

Comentário:

Na primeira leitura o livro do Eclesiastes nos fala que o homem não deve se deixar levar pelas paixões e ilusões perniciosas, porque levam a nada, tudo é vaidade, é ilusão. Não há nada de novo sobre a terra. As coisas sempre acontecem do mesmo jeito, no decorrer dos séculos. Essa é a vida do homem sem Deus, porque com Deus tudo toma um sentido profundo e novo. Com Deus tudo pode nos santificar e, dessa maneira, nos conduzir à vida eterna no paraíso. 

No evangelho Herodes quer conhecer Jesus e se sente pressionado pela sua maldade e matança, mas talvez não esteja arrependido. Não podemos julgá-lo, mas talvez conhecer Jesus fosse para ele um raio de esperança em sua conturbada vida. 

Conhecer Jesus e sua palavra não é o suficiente. Precisamos, sobretudo, praticar sua palavra, seus ensinamentos. Muitos, por exemplo, vão de vez em quando em romarias, mas no dia a dia não se preocupam em agradecer ao Senhor, pelo menos no final de semana, pela semana que teve. Herodes gostava de João Batista, mas não quis seguir seus ensinamentos.