5ª FEIRA DA 25 ª SEMANA COMUM
TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB
Salmo Responsorial 149-R- O Senhor ama seu povo de verdade
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, 7o tetrarca Herodes ouviu falar de tudo o que estava acontecendo e ficou perplexo, porque alguns diziam que João Batista tinha ressuscitado dos mortos. 8Outros diziam que Elias tinha aparecido; outros, ainda, que um dos antigos profetas tinha ressuscitado. 9Então Herodes disse: “Eu mandei degolar João. Quem é esse homem sobre quem ouço falar essas coisas?” E procurava ver Jesus. – Palavra da salvação.
Na primeira leitura vemos o mesmo problema de sempre: sempre há os que são contra e procuram entravar a caminhada. O profeta Ageu é portador da verdadeira decisão que há de ser tomada: construir o templo de Deus, que os fofoqueiros de plantão diziam não estar ainda no tempo de construir, mas passavam fome e sede. Deus não precisa de templo, como se fosse uma casa para morar, mas o templo é um lugar em que o povo se reúne para rezar, para agradecer, para pedir, para estar em união. E isso é muito importante também para o progresso material, onde não haveria mais fome nem sede.
No evangelho, Herodes quer conhecer Jesus e se sente pressionado pela sua maldade e matança, mas talvez não esteja arrependido. Não podemos julgá-lo, mas talvez conhecer Jesus fosse para ele um raio de esperança em sua conturbada vida.
Acho que a mensagem de hoje pode ser a da primeira leitura, de que devemos aproveitar melhor nossa presença no templo. Muitos conversam o tempo todo e quase não dedicam aquele tempo para a oração. Nós, católicos, somos privilegiados com a presença sacramental e real de Jesus na Eucaristia. Esses que passam o tempo em que estão na igreja apenas conversando e distraídos, será que estão, mesmo, conscientes da realidade da presença de Jesus na hóstia consagrada, e portanto, no sacrário da igreja?