6ª FEIRA DA 24 ª SEMANA COMUM
TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB
1ª Leitura: 1 Timóteo 6,2c-12
Salmo Responsorial 48(49)-R-Felizes os humildes de espírito, porque deles é o Reino dos céus.
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, 1Jesus andava por cidades e povoados, pregando e anunciando a boa-nova do reino de Deus. Os doze iam com ele; 2e também algumas mulheres que haviam sido curadas de maus espíritos e doenças: Maria, chamada Madalena, da qual tinham saído sete demônios; 3Joana, mulher de Cuza, alto funcionário de Herodes; Susana e várias outras mulheres que ajudavam a Jesus e aos discípulos com os bens que possuíam. – Palavra da salvação.
S. Paulo, na primeira leitura, aconselha Timóteo a honrar sua ordenação mantendo-se fiel à verdadeira doutrina e ensinando ao povo, lembrando que muitos perdem tempo com debates que só causam males, como invejas, contendas, insultos, suspeitas, busca de lucro no serviço religioso.
Fala sobre os que buscam a riqueza, sobretudo a riqueza ilícita: “Os que desejam enriquecer caem em tentação e armadilhas, em muitos desejos loucos e perniciosos que afundam os homens na perdição e na ruína, porque a raiz de todos os males é a cobiça do dinheiro”. Acredito que todos concordamos com isso, pelo menos em teoria.
O homem de Deus, e no caso Paulo se refere a Timóteo, foge disso e procura a justiça, a piedade, a fé, o amor, a firmeza, a mansidão. Anima-o a combater o bom combate da fé para conquistar a vida eterna, para a qual ele e todos nós fomos chamados.
No evangelho vemos como Jesus dava muita atenção não só aos homens, mas também às mulheres, que ajudavam a equipe dele com seus bens e suas presenças tão necessárias.
Jesus não age sozinho: age em equipe, em comunidade, e aproveita os dons de cada um, sem nada desperdiçar. Ele pode fazer isso porque, além de misericordioso, é poderoso: pode completar com seus dons as qualidades que faltam aos seus seguidores.
Não tenhamos medo de pedir a Deus aqueles dons, aquelas virtudes que nos faltam. Jesus prometeu que daria o Espírito Santo, e com ele as virtudes, a todos os que o pedissem.