2ª FEIRA DA 24 ª SEMANA COMUM
TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB
1ª Leitura: 1 Timóteo 2,1-8
Salmo Responsorial 27(28)R- Bendito seja o Senhor, porque ouviu o clamor da minha súplica!
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, 1quando acabou de falar ao povo que o escutava, Jesus entrou em Cafarnaum. 2Havia lá um oficial romano que tinha um empregado, a quem estimava muito e que estava doente, à beira da morte. 3O oficial ouviu falar de Jesus e enviou alguns anciãos dos judeus para pedirem que Jesus viesse salvar seu empregado. 4Chegando aonde Jesus estava, pediram-lhe com insistência: “O oficial merece que lhe faças esse favor, 5porque ele estima o nosso povo. Ele até nos construiu uma sinagoga”. 6Então, Jesus pôs-se a caminho com eles. Porém, quando já estava perto da casa, o oficial mandou alguns amigos dizerem a Jesus: “Senhor, não te incomodes, pois não sou digno de que entres em minha casa. 7Nem mesmo me achei digno de ir pessoalmente ao teu encontro. Mas ordena com a tua palavra, e o meu empregado ficará curado. 8Eu também estou debaixo de autoridade, mas tenho soldados que obedecem às minhas ordens. Se ordeno a um: ‘Vai!’, ele vai; e a outro: ‘Vem!’, ele vem; e ao meu empregado: ‘Faze isto!’, e ele o faz”. 9Ouvindo isso, Jesus ficou admirado. Virou-se para a multidão que o seguia e disse: “Eu vos declaro que nem mesmo em Israel encontrei tamanha fé”. 10-Os mensageiros voltaram para a casa do oficial e encontraram o empregado em perfeita saúde. – Palavra da salvação.
Na primeira leitura S. Paulo diz que devemos orar por todas as autoridades e pelos que ocupam altos cargos, a fim de que todas as demais pessoas possam viver com dignidade. Diz também que Deus quer que todos se salvem, sem exceção, e coloca a oração como ponto principal para se conseguir essa harmonia entre governantes e governados.
No evangelho vemos a humildade e a fé do oficial romano, que tinha plena confiança no poder e na misericórdia de Jesus.
Precisamos confiar em Deus, mas ao mesmo tempo dar-lhe condições para que possa nos ajudar. Essas condições são proporcionadas pela oração insistente e constante, sem desânimos, sem superstições.
Pergunte-se hoje o quanto você costuma rezar a esse Deus que tanto quer fazer por você, mas precisa de sua autorização para agir em sua vida, em nosso mundo.