17/09/2025
São Roberto Belarmino
1ª Leitura: 1 Timóteo 3,14-16
Salmo Responsorial 110(111)R- Grandiosas são as obras do Senhor!
Evangelho: Lucas 7,31-35
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, disse Jesus: 31“Com quem hei de comparar os homens desta geração? Com quem eles se parecem? 32São como crianças que se sentam nas praças, se dirigem aos colegas, dizendo: ‘Tocamos flauta para vós e não dançastes; fizemos lamentações e não chorastes!’ 33Pois veio João Batista, que não comia pão nem bebia vinho, e vós dissestes: ‘Ele está com um demônio!’ 34Veio o Filho do homem, que come e bebe, e vós dizeis: ‘Ele é um comilão e beberrão, amigo dos publicanos e dos pecadores!’ 35Mas a sabedoria foi justificada por todos os seus filhos”. – Palavra da salvação
Comentário:
Na primeira leitura São Paulo lembra aos ministros da comunidade que devem considerar a comunidade como “casa de Deus”, ou seja, “Templo do Deus vivo”. Isso implica em que a comunidade deve ser uma proclamação viva do “mistério” de Jesus, que é 100% homem e 100% Deus.
Podemos refletir se nosso comportamento na igreja, na comunidade, mostra, por si só, que realmente acreditamos nessa presença viva de Deus nela e em nós...
No evangelho Jesus compara o fechamento dos judeus com certas brincadeiras de crianças, em que algumas se recusam a seguir as regras do jogo e não participam: sempre estão reclamando de alguma coisa. De fato, criticavam João Batista porque fazia penitência, mas depois criticaram Jesus por não fazer penitência (no caso, jejum e abstinência de vinho).
Os publicanos, os que eram considerados pecadores, estavam aderindo a Jesus, mas não as autoridades judaicas. A salvação foi anunciada e testemunhada por Jesus, “mas os seus não o receberam”, diz S. João no prólogo do seu evangelho.
Cabe a nós, descendentes dos povos pagãos, aderirmos a Jesus confiados no testemunho milenar da Igreja. Não tenhamos medo de seguir o que Jesus nos pede. Ele é Deus, em comum com o Pai e o Espírito Santo nos criou e nos deu a vida. Cabe a nós aderirmos às suas palavras sábias e salvadoras.