3ª FEIRA DA 23 ª SEMANA COMUM
TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB
1ª Leitura: Colossenses 2,6-15
Salmo Responsorial 144(145)-R- O Senhor é muito bom para com todos.
Naqueles dias, Jesus foi à montanha para orar. Passou a noite toda em oração a Deus.13 Ao amanhecer, chamou os discípulos e escolheu doze entre eles, aos quais deu o nome de apóstolos:14 Simão, a quem chamou Pedro, e seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu;15Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado zelote;16 Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, que se tornou o traidor.17 Jesus desceu com eles da montanha e parou num lugar plano. Ali estavam muitos dos seus discípulos e uma grande multidão de gente de toda a Judéia e de Jerusalém, e do litoral de Tiro e Sidônia.18Vieram para ouvi-lo e serem curados de suas doenças. Também os atormentados por espíritos impuros eram curados.19 A multidão toda tentava tocar nele, porque dele saía uma força que curava a todos.
Na primeira leitura São Paulo “reafirma a posição suprema de Cristo. Portanto, não há por que sentir saudades da circuncisão judaica, que é uma tradição, visto ser o batismo uma “circuncisão” instituída por Cristo, bem mais misteriosa e eficaz. Graças ao Batismo, nos tornamos pessoalmente participantes do gesto redentor de Cristo (morte, sepultura, ressurreição), que suprimiu a lei judaica(=documento escrito), pouco favorável aos pagãos e aos próprios judeus, e que os colossenses queriam de novo observar. A vida em cristo é, por isso uma nova vida” (Missal cotidiano).
No Evangelho Jesus escolheu doze homens entre os discípulos e lhes deu o nome de apóstolos. Isso ele fez após toda a noite em oração. Neste trecho, nos versículos 17 a 19, diz que Jesus desceu da montanha e parou num lugar plano. Foi nesse lugar plano, ou planície, que Lucas diz ter Jesus pronunciado o sermão que, em Mateus, é conhecido como o Sermão da Montanha. Ou seja, o Sermão da Montanha de Mateus corresponde ao Sermão da Planície de Lucas. Muitas pessoas vinham das mais diversas regiões (e isso Lucas enfatiza para mostrar a universalidade da ação de Jesus) para ouvir Jesus e por ele eram curadas.
Mesmo Jesus, sendo Deus, passou a noite toda em oração para escolher os doze. Nós precisamos também preparar nossas ações com muita oração, como Jesus. Não devemos fazer as coisas sem um mínimo de oração preparatória, sem pedir a ajuda de Deus para aquele trabalho, aquele nosso ato. Quando pedimos pela oração a ajuda de Deus, tudo começa a ser mais fácil de ser realizado, se aquilo for sua santíssima vontade.