6ª FEIRA DA 23 ª SEMANA COMUM
TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB
1ª Leitura: 1 Timóteo 1,1-2.12-14
Salmo Responsorial 15(16)-R- O Senhor é a porção da minha herança!
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, 39Jesus contou uma parábola aos discípulos: “Pode um cego guiar outro cego? Não cairão os dois num buraco? 40Um discípulo não é maior do que o mestre; todo discípulo bem formado será como o mestre. 41Por que vês tu o cisco no olho do teu irmão e não percebes a trave que há no teu próprio olho? 42Como podes dizer a teu irmão: ‘Irmão, deixa-me tirar o cisco do teu olho’, quando tu não vês a trave no teu próprio olho? Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho e então poderás enxergar bem para tirar o cisco do olho do teu irmão”. – Palavra da salvação
Na primeira leitura São Paulo fala a Timóteo sobre o fato dele, Paulo, ter sido perdoado por Deus de sua perseguição aos cristãos e, mais ainda, ter confiado nele ao dar-lhe o serviço de apóstolo.
Deus sempre confia em nós, mesmo que nós o tenhamos decepcionado com nossas ações. Se pedirmos perdão e recomeçarmos nova vida, ele nos recebe. Tenhamos sempre confiança nisso!
No Evangelho Jesus lembra a necessidade de nos convertermos para podermos pregar o evangelho com convicção e com testemunho da própria vida. Se quisermos guiar no caminho da santidade outra pessoa mas nós mesmos não mudarmos nossa vida, nada se realizará. É como o pai fumante que exige do filho que não fume.