08/09/2025
Primeira Leitura: Miqueias 5,1-4 ou Romanos 8,28-30
Salmo Responsorial: 70(71) R- Exulto de alegria no Senhor.
Evangelho: Mateus 1,1-16.18-23 ou mais breve 1,18-23
16 Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo. 18 Ora, a origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José e, antes de passarem a conviver, ela encontrou-se grávida pela ação do Espírito Santo. 19 José, seu esposo, sendo justo e não querendo denunciá-la publicamente, pensou em despedi-la secretamente. 20 Mas, no que lhe veio esse pensamento, apareceu-lhe em sonho um anjo do Senhor, que lhe disse: “José, Filho de Davi, não tenhas receio de receber Maria, tua esposa; o que nela foi gerado vem do Espírito Santo. 21 Ela dará à luz um filho, e tu lhe porás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados”. 22 Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor tinha dito pelo profeta: 23 “Eis que a virgem ficará grávida e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus conosco”.
COMENTÁRIO:
Não se sabe ao certo quando é que Maria nasceu, mas a tradição coloca neste dia o seu nascimento.
Nós sabemos alguma coisa por meio do Protoevangelho de Tiago, não reconhecido na lista oficial dos livros da bíblia. Joaquim e Ana não podiam ter filhos e isso os deixava muito tristes. Após muitas orações eles foram atendidos e nasceu Maria, apesar de seus pais já estarem um tanto fora da idade de serem pais.
De Maria nasceu o Salvador do mundo, Jesus Cristo, Deus e homem verdadeiro. Maria é virgem antes, durante e depois do parto. Maria é sempre virgem. E foi concebida sem o pecado original, como ela mesma afirmou em sua aparição em Lourdes.
A leitura de Miqueias fala sobre a cidade de Belém de Éfrata, uma das menores cidades de Judá: dela sairá aquele que dominará em Israel, que sabemos ser Jesus Cristo. O povo ficará no abandono até o dia em que uma mãe (que sabemos agora ser Maria) dê à luz. Ele será a própria paz.
A outra leitura opcional é Romanos 8, 28-30, em que S.Paulo diz que tudo contribui para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados para a salvação, de acordo com o projeto de Deus. Ora, o projeto de Deus é que todos nós nos salvemos, e Jesus Cristo, Deus verdadeiro nascido no tempo por meio de Maria, nos garantiu com sua morte e ressurreição.
O nascimento de Maria deve nos encher de alegria. Deus Pai preparou longamente a vinda de Jesus à terra no decurso dos séculos. Entretanto, mesmo Deus precisou aguardar o “SIM” amoroso de Maria para que seu plano fosse realizado. Nós temos a liberdade de dizer sim ou não a Deus. Se dissermos sim como Maria fez, muitas coisas maravilhosas vão acontecer em nossa vida e na vida de todos os que vão ser contagiados por nossa ação e nossa vida.
No evangelho vemos como José se convenceu da sinceridade de sua esposa por meio do sonho com o anjo, mas essa atitude de aceitação se deve à sua humildade, fé e confiança nos planos de Deus. Chegou a duvidar, mas logo que se convenceu da verdade, prontamente aderiu a ela. Quanta diferença com tantos atos de machismo, prepotência, egoísmo e autoritarismo que vemos hoje em dia!