QUINTA-23TC

5ª FEIRA DA 23 ª SEMANA COMUM

12/09/2024

 Santíssimo Nome de Maria

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 

1ª Leitura: 1 Coríntios 8,1b-7.11-13

Salmo Responsorial 138(139)-R- Conduzi-me no caminho para a vida, ó Senhor!

Evangelho Lucas 6,27-38 

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, falou Jesus aos seus discípulos: 27“A vós que me escutais, eu digo: amai os vossos inimigos e fazei o bem aos que vos odeiam, 28bendizei os que vos amaldiçoam e rezai por aqueles que vos caluniam. 29Se alguém te der uma bofetada numa face, oferece também a outra. Se alguém te tomar o manto, deixa-o levar também a túnica. 30Dá a quem te pedir e, se alguém tirar o que é teu, não peças que o devolva. 31O que vós desejais que os outros vos façam, fazei-o também vós a eles. 32Se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Até os pecadores amam aqueles que os amam. 33E se fazeis o bem somente aos que vos fazem o bem, que recompensa tereis? Até os pecadores fazem assim. 34E se emprestais somente àqueles de quem esperais receber, que recompensa tereis? Até os pecadores emprestam aos pecadores, para receber de volta a mesma quantia. 35Ao contrário, amai os vossos inimigos, fazei o bem e emprestai sem esperar coisa alguma em troca. Então, a vossa recompensa será grande, e sereis filhos do Altíssimo, porque Deus é bondoso também para com os ingratos e os maus. 36Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso. 37Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai e sereis perdoados. 38Dai e vos será dado. Uma boa medida, calcada, sacudida, transbordante será colocada no vosso colo, porque, com a mesma medida com que medirdes os outros, vós também sereis medidos”. – Palavra da salvação.

Comentário:

A primeira leitura nos fala sobre o perigo de escandalizarmos os irmãos na fé quando fazemos algo que, mesmo lícito, vai contra o costume deles. Nem sempre podemos fazer aquilo que nos é permitido fazer.

Vou dar um exemplo: se você estiver com algum amigo escrupuloso, tome cuidado com o que faz. Certa vez dois amigos caminhavam pela praia e encontraram dois bombons que acabavam de ser ofertados a Iemanjá por uma moça que eles viram deixar ali a oferta, portanto coisa recente e boa para comer. 

Um deles comeu, o outro não comeu por ter sido aquilo ofertado a Iemanjá. E se escandalizou pelo outro ter comido o tal bombom. Em si, o que comeu o bombom não fez pecado algum, pois Iemanjá não existe, segundo a crença católica. Mas foi um ato que escandalizou um deles, e poderia bem ter sido evitado. 

É isso que fala S. Paulo na primeira leitura: alguns cristãos de Corinto comiam carne sacrificada aos ídolos porque eram mais fáceis de se conseguir e achavam não fazerem nada de errado, pois os ídolos não existem. Mas os cristãos que haviam vindo do paganismo se escandalizavam, pois haviam deixado esse hábito de adoração aos falsos deuses e isso poderia fazer com que muitos voltassem à idolatria...

A fé, diz o missal cotidiano, “não é só um relacionamento pessoal com Cristo, mas um relacionamento comunitário. Se escandalizo o irmão, ofendo a Cristo A fé é vida de amor”! 

No evangelho de hoje Jesus nos ensina que nós precisamos nos lembrar que a vida nesta terra é curta e não vale a pena nos apegarmos a nada deste mundo. Se alguém pegar a sua camisa, diz o evangelho, dê a blusa também. Se obrigar você a limpar a cozinha, lave a roupa também... etc.

Muitas vezes nós perdemos muito tempo com ninharias, chorando pelo leite derramado. Fazemos planos mirabolantes e às vezes nem chegamos vivos ao domingo. 

A paz que sentimos quando estamos livres de qualquer tipo de desapego é impressionante! Quanto menos apegado somos às coisas, sejam elas quais forem, mais em paz nos sentiremos. 

no evangelho ouvimos também falar de perdão, de não julgarmos as pessoas. Se quisermos que Deus nos perdoe, vamos também perdoar aos demais! Por pior que sejam as faltas que o irmão tenha feito a nós, nós pecamos muito mais a Deus, que desceu do céu para nos perdoar.