4ª FEIRA DA 23ª SEMANA COMUM
TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB
1ª Leitura: Colossenses 3,1-11
Salmo Responsorial 144(145)-R- O Senhor é muito bom para com todos.
Evangelho de Lucas 6,20-26
Jesus levantou o olhar para os seus discípulos e disse-lhes: “Felizes vós, os pobres, porque vosso é o Reino de Deus!21 Felizes vós que agora passais fome, porque sereis saciados! Felizes vós que agora estais chorando, porque haveis de rir!22 Felizes sereis quando os homens vos odiarem, expulsarem, insultarem e amaldiçoarem o vosso nome por causa do Filho do Homem.23 Alegrai-vos, nesse dia, e exultai, porque será grande a vossa recompensa no céu, pois era assim que os seus antepassados tratavam os profetas.24 Mas, ai de vós, ricos, porque já tendes vossa consolação!25 Ai de vós que agora estais fartos, porque passareis fome! Ai de vós que agora estais rindo, porque ficareis de luto e chorareis!26 Ai de vós quando todos falarem bem de vós, pois era assim que seus antepassados tratavam os falsos profetas.
Na primeira leitura São Paulo compara o batismo com a circuncisão e diz que quem foi batizado recebeu vida nova, foi lavado no sangue de Cristo, foi perdoado de todos os seus pecados.
Nós também fomos batizados e lavados no sangue de Cristo. Mas é preciso não pecarmos mais, e isso conseguiremos com a oração sincera e constante.
O Evangelho inicia o Sermão da Planície, de Lucas, que corresponde ao Sermão da Montanha, de Mateus. Jesus nos lembra que só seremos felizes na vida eterna se soubermos renunciar ao pecado aqui na terra. O pecado refere-se também ao mau uso que muitos fazem do dinheiro, das riquezas, dos bens materiais. Nesse mau uso entram também os bens espirituais, que muitas vezes são usados para enganar o povo em benefício do próprio bolso de quem está praticando esse pecado. Segundo consta, as pessoas que seguirem o falso profeta sem perceber o erro, serão perdoadas por estarem fazendo isso de modo inocente.
Quando somos perseguidos ou mal-entendidos por viver segundo o Evangelho, seremos perdoados de nossos pecados e recebidos no céu. Aí é que está a felicidade proferida por Jesus. Entretanto, quando estamos no caminho da santidade, tudo se torna mais fácil e aceitável e vivemos numa paz profunda, confiantes na presença de Deus em nossa vida.