6ª FEIRA DA 22 ª SEMANA COMUM
Sta. Teresa de Calcutá
TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB
1ª Leitura: Colossenses 1,15-20
Salmo Responsorial 96 (100)R-Com canto apresentai-vos diante do Senhor!
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, 33os fariseus e os mestres da lei disseram a Jesus: “Os discípulos de João, e também os discípulos dos fariseus, jejuam com frequência e fazem orações. Mas os teus discípulos comem e bebem”. 34Jesus, porém, lhes disse: “Os convidados de um casamento podem fazer jejum enquanto o noivo está com eles? 35Mas dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, naqueles dias, eles jejuarão”. 36Jesus contou-lhes ainda uma parábola: “Ninguém tira retalho de roupa nova para fazer remendo em roupa velha; senão vai rasgar a roupa nova, e o retalho novo não combinará com a roupa velha. 37Ninguém coloca vinho novo em odres velhos; porque, senão, o vinho novo arrebenta os odres velhos e se derrama, e os odres se perdem. 38Vinho novo deve ser colocado em odres novos. 39E ninguém, depois de beber vinho velho, deseja vinho novo, porque diz: o velho é melhor”. – Palavra da salvação.
Jesus quer mostrar aos judeus que devem trocar de vasilhame para que o vinho novo de sua pregação não se estrague se for colocado nos odres velhos da pregação feita até então.
Jesus veio renovar a mente de todos para a Boa Nova que o evangelho nos traz. Uma dessas boas novas é a misericórdia divina para conosco. O perdão é o prato da casa, a graça e a presença de Jesus em nossas vidas é o pão de cada dia. Todos somos convidados a desvestirmo-nos do velho homem e nos vestirmos do novo homem, “criado na justiça e na verdade”.
A primeira leitura mostra a primazia absoluta de Jesus sobre todas as coisas. Ele é a cabeça da Igreja e nós somos o corpo. Ou seja: estamos ligados a Jesus Cristo como o corpo está ligado à cabeça. Qualquer parte do corpo que se desliga da cabeça, para de funcionar. Qualquer um de nós que nos separemos de Cristo, paramos de caminhar em direção ao paraíso.