4ª FEIRA DA 22 ª SEMANA COMUM
TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB
1ª Leitura: Colossenses 1,1-8
Salmo Responsorial 51 (52) Confio na clemência de meu Deus agora e sempre!
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, 38Jesus saiu da sinagoga e entrou na casa de Simão. A sogra de Simão estava sofrendo com febre alta, e pediram a Jesus em favor dela. 39Inclinando-se sobre ela, Jesus ameaçou a febre, e a febre a deixou. Imediatamente, ela se levantou e começou a servi-los. 40Ao pôr do sol, todos os que tinham doentes atingidos por diversos males os levaram a Jesus. Jesus colocava as mãos em cada um deles e os curava. 41De muitas pessoas também saíam demônios, gritando: “Tu és o Filho de Deus”. Jesus os ameaçava e não os deixava falar, porque sabiam que ele era o Messias. 42Ao raiar do dia, Jesus saiu e foi para um lugar deserto. As multidões o procuravam e, indo até ele, tentavam impedi-lo de que os deixasse. 43Mas Jesus disse: “Eu devo anunciar a Boa-Nova do reino de Deus também a outras cidades, porque para isso é que eu fui enviado”. 44E pregava nas sinagogas da Judeia. – Palavra da salvação
São Paulo, no início da carta aos Colossenses, fala do empenho dos cristãos para seguirem as palavras de Jesus, fala: do amor que mostravam para com todos os santos, animados pela esperança na posse do céu. Todos esperamos entrar na Vida Eterna após a nossa morte. O problema é conseguirmos perseverar no caminho indicado por Jesus. E quando sentimos dificuldade, apelemos a ele na oração, no jejum e na confissão de nossos pecados.
No evangelho vemos o dia a dia de Jesus: pregar, abençoar, curar. Entretanto, os de Cafarnaum queriam como que se apossar dele, impedindo que ele fosse para outros locais. Muitas pessoas também fazem o mesmo hoje em dia: querem se apossar de Jesus e teimam em não partilhá-lo com ninguém. Eu não gosto muito quando, em oração comunitária do terço, algumas pessoas rezam: "Ó meu Jesus...". Eu prefiro rezar: "Ó bom Jesus...".
A salvação é uma porta estreita, sim, como vimos num dos domingos passados, mas aberta a todos, indistintamente. Não está restrita aos judeus nem aos cristãos. Todos os que cumprirem as orientações que Jesus deu, creiam ou não nele, serão salvos.
Crer em Jesus é mais do que crer na pessoa de Jesus. Crer em Jesus é, primeiramente, dedicar-se a amar a Deus e ao próximo, mesmo não se sabendo que esse Deus é um só, mas em três Pessoas, e a que se fez carne é a segunda Pessoa, Jesus Cristo.
Em Mateus 25 vemos isso: muitos lhe perguntarão: “Mas quando e onde te vimos”? Ele responderá que o viram cada vez em que cuidaram de um só pobre, doente ou necessitado.