26/08/2025
1ª Leitura: 1 Tessalonicenses 2,1-8
Salmo Responsorial 138(139)R- Senhor, vós me sondais e conheceis!
Evangelho Mateus 23,23-26
Naquele tempo, disse Jesus: 23Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós pagais o dízimo da hortelã, da erva-doce e do cominho, e deixais de lado os ensinamentos mais importantes da Lei, como a justiça, a misericórdia e a fidelidade. Vós deveríeis praticar isto, sem, contudo, deixar aquilo. 24Guias cegos! Vós filtrais o mosquito, mas engolis o camelo. 25Aí de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós limpais o copo e o prato por fora, mas, por dentro, estais cheios de roubo e cobiça. 26Fariseu cego! Limpa primeiro o copo por dentro, para que também por fora fique limpo. Palavra da Salvação.
Comentário:
Na primeira leitura São Paulo fala sobre o fato de que ele encontrou em Deus coragem de anunciar aos tessalonicenses o evangelho, em meio a grandes lutas. Ele não faz isso para enganar por meio do erro e da ambiguidade. Ele prega o Evangelho para agradar a Deus, que o achou digno desse chamado, e não para agradar os homens. Deus examina os nossos corações. S. Paulo também não busca elogios humanos. Ele está disposto não só dar-lhes o Evangelho, mas sua própria vida. Ele se compara a uma mãe que acalenta os seus filhinhos. O missal cotidiano termina o comentário dizendo que só aquele que vive do amor de Deus é capaz de criar em torno de si espaços de misericórdia e esperança.
No Evangelho vemos a continuação da admoestação que Jesus está fazendo aos mestres da Lei e aos fariseus: eles ensinavam coisas que não praticavam. Jesus lhes pede que pratiquem aquilo que ensinam, e não ensinem o que é supérfluo como se fosse algo importante, que pode escravizar os fiéis. Sobretudo, devem limpar o seu interior, antes de exigir drasticamente a higiene externa.