5ª FEIRA DA 21ª SEMANA COMUM
TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB
1ª Leitura: 1 Tessalonicenses 3,7-13
Salmo Responsorial 89(90)R- Saciai-nos de manhã com vosso amor!
Evangelho Mateus 24,42-51
42 Vigiai, portanto, pois não sabeis em que dia virá o vosso Senhor. 43 “Ficai certos: se o dono de casa soubesse a que horas da noite viria o ladrão, vigiaria e não deixaria que sua casa fosse arrombada. 44 Por isso, também vós, ficai preparados! Pois na hora em que menos pensais, virá o Filho do Homem.45 “Quem é o servo fiel e prudente, que o Senhor encarregou do pessoal da casa, para lhes dar alimento na hora certa? 46 Feliz aquele servo que o senhor, ao chegar, encontrar agindo assim. 47 Em verdade vos digo, ele lhe confiará a administração de todos os seus bens. 48 O servo mau, porém, se pensar consigo mesmo: ‘Meu senhor está demorando’ 49 e começar a bater nos companheiros e a comer e a beber com os bêbados,50 então o senhor desse servo virá num dia inesperado e numa hora imprevista. 51 Ele o excluirá e lhe imporá a sorte dos hipócritas. Ali haverá choro e ranger de dentes.
Na primeira leitura S. Paulo fala aos tessalonicenses que se alegra muito por saber que eles estão caminhando firmes na fé, e diz que isso é obra de Deus. Em seguida almeja que o Senhor lhes conceda que o amor entre eles e para com todos aumente e transborde sempre mais, e dá como exemplo a si próprio: ele os ama muito. Isso tudo vai resultar “numa santidade sem defeito aos olhos de Deus, nosso Pai, no dia da vinda de nosso Senhor Jesus, com todos os seus santos”.
Pense um pouco: S. Paulo diria a mesma coisa se visse a comunidade em que você vive? Será que estamos vivendo uma “santidade sem defeito aos olhos de Deus nosso Pai”?
No evangelho Jesus comenta a vigilância que devemos ter sobre nossos atos e nosso dia a dia, a fim de que a morte não nos encontre despreparados. Acredito que nunca pensei tanto na morte como nesta pandemia pela qual passamos recentemente. Num dia estamos vivos, e na semana seguinte podemos estar mortos. Se estivermos preparados, ou seja, se vivemos em estado de graça, sem pecados e preocupados com o próximo, a morte nos será apenas uma passagem desta vida para outra melhor. Entretanto, se não estivermos preparados, a morte nos parecerá pesada e um castigo infernal.