2ª FEIRA DA 20 ª SEMANA COMUM
TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB
1ª Leitura: Juízes 2,11-19
Salmo Responsorial 105(106)R- Lembrai-vos de nós ó Senhor, segundo o amor para com vosso povo!
Evangelho Mateus 19,16-22
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, 16alguém aproximou-se de Jesus e disse: “Mestre, o que devo fazer de bom para possuir a vida eterna?” 17Jesus respondeu: “Por que tu me perguntas sobre o que é bom? Um só é o bom. Se tu queres entrar na vida, observa os mandamentos”. 18O homem perguntou: “Quais mandamentos?” Jesus respondeu: “Não matarás, não cometerás adultério, não roubarás, não levantarás falso testemunho, 19honra teu pai e tua mãe e ama teu próximo como a ti mesmo”. 20O jovem disse a Jesus: “Tenho observado todas essas coisas. O que ainda me falta?” 21Jesus respondeu: “Se tu queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens, dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me”. 22Quando ouviu isso, o jovem foi embora cheio de tristeza, porque era muito rico. – Palavra da salvação.
Na primeira leitura vemos como o povo voltou a adorar outros deuses, abandonando a aliança feita com Deus em acordo com Josué no texto que vimos ontem. Quando o povo adorava e servia ao verdadeiro Deus orientado pelos juízes, tudo ia bem. Quando morria o juiz e o povo voltava a pecar, tudo ia mal. Para nós hoje não é diferente: quando estamos com Deus tudo se realiza, tudo vai bem, mesmo que haja problemas a resolver. Tudo com Deus fica mais fácil. Entretanto as pessoas insistem em querer fazer tudo da própria maneira, sem atender às orientações dadas por Jesus e mesmo pelos profetas. O resultado será zero mais zero= nada. Como dizia a Dona Rosa Pereira, catequista de Votorantim dos anos 50/ 60: “Eu sou nota 9!... Noves fora, nada”!
Quanto ao evangelho, o jovem foi convidado a ser um discípulo mais próximo de Jesus, talvez até um apóstolo. Ele recusou porque era muito rico. Nós podemos até não ser ricos, mas muitas vezes recusamos também o que Deus pede para nós, porque muitas vezes nos apegamos a migalhas. Vamos nos conscientizar disso, pedir perdão a Deus, se for preciso por meio de um sacerdote no sacramento da Confissão e recomeçar vida nova, de modo a sermos mais atentos à vontade e ao chamado de Deus em nossa vida.