3ª FEIRA DA 2ª SEMANA COMUM
TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB
Salmo 110(111)R- O Senhor se lembra sempre da Aliança.
Evangelho de Marcos 2,23-28
Jesus estava passando por uns campos de trigo, em dia de sábado. Seus discípulos começaram a arrancar espigas, enquanto caminhavam. 24Então os fariseus disseram a Jesus: 'Olha! Por que eles fazem em dia de sábado o que não é permitido?' 25Jesus lhes disse: 'Por acaso, nunca lestes o que Davi e seus companheiros fizeram quando passaram necessidade e tiveram fome? 26Como ele entrou na casa de Deus, no tempo em que Abiatar era sumo sacerdote, comeu os pães oferecidos a Deus, e os deu também aos seus companheiros? No entanto, só aos sacerdotes é permitido comer esses pães.' 27E acrescentou: 'O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado. 28Portanto, o Filho do Homem é senhor também do sábado.' Palavra da Salvação.
Na primeira leitura vemos como Deus não é injusto. Ele nunca esquece a caridade que fazemos em seu nome, quando servimos as pessoas necessitadas e nos preocupamos com todos os demais. Entretanto, o texto anima a perseveramos nessa caridade, nesse amor. Se perseverarmos, seremos herdeiros das promessas divinas feitas já desde Abraão. Na esperança de participarmos depois da morte da felicidade do Reino de Deus, perseveremos no seguimento do seu Caminho, lembrando-nos sempre de que Jesus é o próprio Caminho, ele é a Verdade e a Vida. Tudo o mais é puro desvio.
No Evangelho vemos como o dia de descanso, que para nós é o domingo, deve ser um dia “light”, sem imposições severas e inoportunas como acontecia no tempo de Jesus, em que não se podia fazer absolutamente nada no sábado, que era o “domingo” deles.
Tudo que é exagerado não agrada a Deus. Tudo deve ser feito de modo moderado, sem desesperos e fanatismos. No domingo, desde que você louve a Deus de modo especial, dedique um bom tempo a Deus e à família, esteja livre para fazer aquilo de que você gosta, desde que seja algo permitido pela Igreja.