6ª FEIRA DA 17 ª SEMANA COMUM
Sto. Afonso Maria de Ligório
TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB
1ª Leitura: Levítico 23,1.4-11.15-16.27.34b-37
Salmo Responsorial 80 (81) Exultai no Senhor, nossa força
Evangelho Mateus 13, 54-58
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, 54dirigindo-se para a sua terra, Jesus ensinava na sinagoga, de modo que ficavam admirados. E diziam: “De onde lhe vem essa sabedoria e esses milagres? 55Não é ele o filho do carpinteiro? Sua mãe não se chama Maria, e seus irmãos não são Tiago, José, Simão e Judas? 56E suas irmãs não moram conosco? Então, de onde lhe vem tudo isso?” 57E ficaram escandalizados por causa dele. Jesus, porém, disse: “Um profeta só não é estimado em sua própria pátria e em sua família!” 58E Jesus não fez ali muitos milagres, porque eles não tinham fé. – Palavra da salvação.
Na primeira leitura vemos a relação das festas solenes do ano a serem observadas. Nós católicos seguimos também uma tabela de festas e solenidades durante o ano. Entretanto, todas os dias temos a Santa Missa em alguma igreja da cidade ou em várias igrejas. Acredito que não é necessário esperar pelo domingo para participarmos da Santa Missa e comungarmos, se tivermos, é claro, um tempinho para isso de manhã ou à noite.
Conheço várias pessoas que vão à missa das 7 h. numa igreja local do centro da cidade e depois saem, apressadas, para o trabalho. Vão com Deus no coração, na mente e na alma. Estão envolvidos de Jesus para começarem bem o dia.
Como nós estamos participando das ações litúrgicas de nossa comunidade? Estamos conscientes de que temos o dever e a graça de louvar e bendizer a Deus por tudo o que temos e somos? Por mais doente seja uma pessoa, deve agradecer a Deus pela vida, pois depois desta vida tão curta vem a outra, feliz e eterna! É um motivo para agradecermos a Deus em seu templo, nas celebrações que ali são feitas, sempre que pudermos. Devemos fazer isso não por obrigação, mas por alegria e porque amamos ao Senhor que nos dá a vida e nos prometeu a vida eterna!
No evangelho de hoje Jesus é renegado em sua terra, assim como fazemos hoje em dia com pessoas e coisas. Se a pinga é de outro lugar que não nossa cidade, é considerada pinga boa. Se é de nossa cidade, não presta. Se o chinelo veio da China, é bom. Se veio daqui não é bom. Se estamos comendo arroz com frango, estamos falando de pernil assado. Se estamos comendo pernil assado estamos falando de rabada com polenta. Não costumamos valorizar aquilo que temos à nossa frente. Não temos jeito mesmo! Sempre o que não temos e o que vem de longe é o que desejamos e valorizamos.
Precisamos aprender a valorizar as pessoas pelo que elas realmente são, e não pelo que vestem ou pela sua origem. Às vezes não conhecemos as qualidades nem de pessoas de nossa família. Quando seu irmão faz um café gostoso, todos elogiam e se admiram. Pudera, nunca lhe tinham dado oportunidade antes!
Outra coisa: por mais poderoso Jesus seja, ele não pode dar as graças que desejaria dar se a pessoa não tem fé. Jesus tinha poder para realizar qualquer tipo de milagre. Mas “não fez ali muitos milagres, porque eles não tinham fé”. Uma das facetas da fé é justamente permitir que Deus possa agir em nós.