2ª FEIRA DA 16ª SEMANA COMUM
1ª Leitura: Êxodo 14,5-18
Salmo Responsorial Êxodo 15-R- Ao Senhor quero cantar, pois fez brilhar a sua glória!
Evangelho Mateus 12,38-42
Então, alguns escribas e fariseus disseram a Jesus: “Mestre, queremos ver um sinal da tua parte”. 39 Ele respondeu-lhes: “Uma geração perversa e adúltera busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal do profeta Jonas. 40 De fato, assim como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim também o Filho do Homem estará três dias e três noites no seio da terra. 41 No dia do Juízo, os habitantes de Nínive se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão, pois eles mostraram arrependimento com a pregação de Jonas, e aqui está quem é mais do que Jonas. 42 No dia do Juízo, a rainha do Sul se levantará juntamente com esta geração e a condenará; pois ela veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão, e aqui está quem é mais do que Salomão.
Na primeira leitura vemos como o povo, à primeira dificuldade, começa a queixar-se de Deus e de Moisés. Vendo que o povo fugira, o faraó o persegue com todos os carros e escudeiros de que dispunha. O povo reclama com Moisés, que tenta infundir confiança: “Não temais! Permanecei firme, e vereis o que o Senhor fará hoje para vos salvar”. E confiava na presença e na ajuda de Deus. Mas o povo era duro para acreditar que uma coisa maravilhosa estava para acontecer em sua fuga: a travessia do Mar Vermelho a pé enxuto. Muitas vezes nós somos também assim. Na menor dificuldade, já achamos que o mundo está acabando...
No evangelho, a Ressurreição de Jesus, que ficou três dias no sepultado, como Jonas ficou três dias dentro do monstro marinho que o engolira, é o único sinal de que precisamos para nos converter. Jesus ressuscitou, venceu a morte, e é Deus e Homem em plenitude.
Nós precisamos tomar consciência de nossa insignificância e de nossa necessidade de Deus. Ele nos criou, nos conhece a cada átomo, e nos quer fazer felizes. Só que não nos obriga a aceitá-lo. Temos muitos sinais além desse dado por Jonas, mas nos recusamos a admiti-los como sinais de esperança, de uma vida feliz no paraíso.
Os que estão imersos no pecado não conseguem ver o Reino de Deus nem perceber sua beleza e a felicidade que é estar dentro dele. Mesmo invisivelmente, nem todos estão dentro do Reino. Quem está, por meio de uma vida de luta pela própria santidade e pela salvação dos demais, está, porque confia em Deus, reza e age de acordo com a sua divina e tão maravilhosa vontade. Quem não está, vive uma vida materializada e, em relação ao Reino de Deus, não o vê nem o percebe. Que pena!