24/07/2025
São Charbel Makhluf
1ª Leitura: Êxodo 19,1-2.9-11.16-20b
Salmo Responsorial Daniel 3-R- A vós louvor, honra e glória eternamente!
Evangelho Mateus 13,10-17
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, 10os discípulos aproximaram-se e disseram a Jesus: “Por que tu falas ao povo em parábolas?” 11Jesus respondeu: “Porque a vós foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino dos céus, mas a eles não é dado. 12Pois à pessoa que tem será dado ainda mais, e terá em abundância; mas à pessoa que não tem será tirado até o pouco que tem. 13É por isso que eu lhes falo em parábolas: porque, olhando, eles não veem e, ouvindo, eles não escutam nem compreendem. 14Deste modo se cumpre neles a profecia de Isaías: ‘Havereis de ouvir, sem nada entender. Havereis de olhar, sem nada ver. 15Porque o coração deste povo se tornou insensível. Eles ouviram com má vontade e fecharam seus olhos para não ver com os olhos, nem ouvir com os ouvidos, nem compreender com o coração, de modo que se convertam e eu os cure’. 16Felizes sois vós, porque vossos olhos veem e vossos ouvidos ouvem. 17Em verdade vos digo, muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes e não viram, desejaram ouvir o que ouvis e não ouviram”. – Palavra da salvação.
COMENTÁRIO
A primeira leitura narra o encontro de Deus com Moisés e com o povo liberto do Egito: o povo deve purificar-se e santificar-se para estar em condições de ouvir Deus. O autor sagrado procura exprimir a experiência que Israel teve de Deus: o povo teve a certeza de se haver comunicado com ele. Em nossa vida também devemos sempre pedir perdão de nossas faltas, a fim de ouvirmos o que Deus quer nos falar. Na Santa Missa, a primeira coisa que fazemos é pedir perdão no Ato Penitencial
Já no evangelho Jesus mostra que os que confiam nele vencerão todas as exigências para a santidade. Muitos se acham autossuficientes e se recusam a aceitar a ajuda divina.
Muitas pessoas têm medo da verdade, pois esta é forte e questiona. Então inventam saídas que, na verdade, são armadilhas.
Nossa atitude diante de Jesus deve ser de aceitação plena de sua Palavra, sabendo que, mesmo sendo fracos, obteremos dele a força necessária para a cumprirmos e nos santificarmos. Ele nos garante a vitória, se nos abandonarmos em suas mãos.
A humildade, portanto, em todas as nossas atividades, vai nos garantir sempre a ajuda de Deus. Quando nos reconhecemos um "nada", Deus se torna o nosso "tudo".