3ª FEIRA DA 15ª SEMANA COMUM
1ª Leitura: Êxodo 2, 1-15a
Salmo Responsorial 68(69)R- Humildes, procurai o Senhor Deus, e o vosso coração reviverá
Evangelho Mateus 11,20-24
Então Jesus começou a censurar as cidades nas quais tinha sido realizada a maior parte de seus milagres, porque não se converteram. 21 “Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Se em Tiro e Sidônia se tivessem realizado os milagres feitos no meio de vós, há muito tempo teriam demonstrado arrependimento, vestindo-se de saco e cobrindo-se de cinza. 22 Pois bem! Eu vos digo: no dia do julgamento, Tiro e Sidônia terão uma sentença menos dura do que vós. 23 E tu, Cafarnaum! Acaso serás elevada até o céu? Até o inferno serás rebaixada! Pois se os milagres realizados no meio de ti se tivessem produzido em Sodoma, ela existiria até hoje! 24 Eu, porém, te digo: no dia do juízo, Sodoma terá uma sentença menos dura do que tu!”
Na primeira leitura vemos o nascimento de Moisés que foi salvo de ser morto, perigo esse pelo decreto do faraó que todo o menino que nascesse deveria ser morto. Por providência divina, a filha do faraó o encontrou num cesto de vime, boiando no rio Nilo, enquanto ela se banhava, e o criou. Sua mãe havia feito isso, e sua irmã acompanhava o desenlace. A menina se aproximou e conseguiu que a sua mãe, a própria mãe do menino, fosse sua ama de leite. É... são coisas de Deus, que também ocorrem em nossa vida. O problema é que o ser humano tem muita dificuldade de perceber a ação de Deus em sua vida.
O texto de hoje termina já com Moisés adulto, fugindo do Egito porque havia cometido um crime ao salvar um dos hebreus que estava sendo maltratado. E foi parar na terra de Madiã. Moisés demorou um pouco para perceber que Deus havia preparado uma missão grandiosa para ele. Nós também muitas vezes ignoramos os planos que Deus tem para nós. Geralmente a falta de silêncio em nossa vida (falo principalmente do silêncio interno) dificulta-nos a ouvir a voz de Deus.
No evangelho Jesus nos ensina que não podemos desprezar os dons de Deus, nem ignorar suas palavras. Se as ignorarmos, vamos ser muito infelizes, pois Deus nos abandonará às nossas próprias forças. Corazim e Betsaida foram duas cidades que tiveram a oportunidade de crer na Palavra de Deus e recusaram. Vão ficar abandonadas e serão julgadas com rigor no final dos tempos.
Na prática, podemos dizer que não basta termos fé. É preciso vivermos essa fé que dizemos ter. E quando dizemos que temos fé, nisso está implícito que ouvimos Jesus e procuramos seguir suas palavras o mais que possamos. O que falta à nossa força, Jesus completa e nos envolve com seu poder e com sua misericórdia.