2ª FEIRA DA 15 ª SEMANA COMUM
1ª Leitura: Êxodo 1,8-14.22
Salmo Responsorial 123 (124) Nosso auxílio está no nome do Senhor
Evangelho Mateus 10,34-11,1
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 34“Não penseis que vim trazer paz à terra; não vim trazer a paz, mas sim a espada. 35De fato, vim separar o filho de seu pai, a filha de sua mãe, a nora de sua sogra. 36E os inimigos do homem serão os seus próprios familiares. 37Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim. Quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim. 38Quem não toma a sua cruz e não me segue não é digno de mim. 39Quem procura conservar a sua vida vai perdê-la. E quem perde a sua vida por causa de mim vai encontrá-la. 40Quem vos recebe, a mim recebe; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou. 41Quem recebe um profeta, por ser profeta, receberá a recompensa de profeta. E quem recebe um justo, por ser justo, receberá a recompensa de justo. 42Quem der ainda que seja apenas um copo de água fresca a um desses pequeninos, por ser meu discípulo, em verdade vos digo, não perderá a sua recompensa”. 11,1Quando Jesus acabou de dar essas instruções aos doze discípulos, partiu daí a fim de ensinar e pregar nas cidades deles. – Palavra da salvação
Na primeira leitura vemos como estamos à mercê dos políticos que sobem ao poder. Naquele tempo era também assim. E o faraó que veio depois não levou em consideração os serviços de José e passou a perseguir e escravizar o povo hebreu, tornando a vida deles difícil. Hoje em dia não é muito diferente: os ricos exploram os pobres, ficam com tudo e deixam os pobres com o que sobra e às vezes nem isso.
No evangelho Jesus dá várias orientações. Podemos resumir dizendo que devemos preferir Cristo a tudo o mais, mesmo a parentes e amigos. E nos dá um modo de encontrá-lo sempre, quando ajudamos os pobres e pequeninos necessitados.
Lembremo-nos sempre de que mesmo uma pessoa rica, quando está abandonada, doente, com problemas aparentemente insolúveis, também é uma pessoa necessitada, e ajudá-la nessa ocasião é o mesmo que encontrar Jesus Cristo.